Saúde é tema de palestra para alunos da UNIP

Publicada em 24/10/2019 às 14:14

Os alunos dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Paulista (UNIP) de Jundiaí participaram de palestra sobre a Saúde de Jundiaí, com o Prefeito Luiz Fernando Machado e os gestores da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera e de Esporte e Lazer (UGEL) Luiz Trientini. O encontro, promovido durante a Semana Interdisciplinar de Saúde,  oportunizou aos estudantes o conhecimento sobre a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, além de conversa com o Gestor Municipal.

“O custeio para a Saúde, segundo a legislação, seria de 15% do Orçamento do Município. Jundiaí investe 25,5%, o que resultou, neste ano, em pouco mais de R$ 565 milhões. Somos a cidade que mais investe de forma per capta no setor, de acordo com pesquisa do Conselho Federal de Medicina, com R$ 926 por pessoa no ano de 2018. Conseguimos avançar com a contratação de profissionais para o setor, entregar a Clínica da Família e o Unidade Pronto Atendimento (UPA 24H) Vetor Oeste, além de Novas UBSs. Outros investimentos estão em andamento para solucionar os desafios que ainda temos e melhorar a qualidade de oferta de serviço para população”, detalhou gestor aos alunos.

Prefeito Luiz Fernando Machado e os gestores Tiago Texera (UGPS) e Luiz Trientini (UGEL) participaram da Semana Interdisciplinar de Ciências Biológicas

De acordo com a coordenadora dos Cursos de Ciências Biológicas da UNIP Jundiaí, Cláudia de Moura, a participação do Prefeito acresce à formação dos 1 mil alunos dos oito cursos que englobam a área. “Parte dos estudantes cumpre sua carga horária de estágio a partir de convênio com a Prefeitura, nos equipamentos da cidade. Ter contato direto com os gestores, conhecer o serviço de forma ampla e poder tirar dúvidas, proporciona conhecimento em detalhes sobre o mercado de saúde pública e a importância do atendimento para a população”, explicou.

Após a apresentação, os estudantes puderam questionar o Prefeito e o gestor da UGPS sobre questões relacionadas com a área. A aluna Hadassa Reises se interessou em saber como é funcionamento para o atendimento regional e as contrapartidas por parte dos outros municípios. Jundiaí conta com população estimada em 420 mil pessoas, no entanto, na rede de atenção básica temos 540 mil pessoas registradas e ativas no serviço. Desta forma, além do atendimento em alta complexidade, a população do entorno e até fora dele, buscam os equipamentos jundiaienses para ser atendidos. “O custeio da Saúde tem sua base no orçamento do Município, com mais de 80% municipal e restante federal. O Estado não entra na composição de custeio. A equalização seria o consórcio em Saúde, que já vem sendo estudado. O modelo ampliaria o poder de negociação para aquisição de serviços, baseada na quantidade, resultando em economia no preço para todos, oferta de serviços e melhoria para toda a região”, explicou.

Hassana Reises conhece a região e questionou sobre a viabilidade de consórcio intermunicipal de Saúde

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/24/saude-e-tema-de-palestra-para-alunos-da-unip/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original