Em visita a Jundiaí, secretária Nacional da Família elogia atuação da Prefeitura

Publicada em 25/10/2019 às 20:58

O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu na tarde desta sexta-feira (25) a visita da secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), Ângela Gandra Martins. Durante a visita, o prefeito e gestores apresentaram a Ângela os programas e principais ações da Prefeitura cujo foco se enquadra na área de atuação da Secretaria Nacional.

Encantada com Jundiaí, Ângela elogiou a atuação da Prefeitura. “Vim a Jundiaí para apresentar a atuação do MDH, mas fui surpreendida ao saber que vocês já estão fazendo isso tudo. Aqui todas as vertentes têm como meta a família e a Prefeitura faz isso tudo com muita criatividade, tornando Jundiaí um exemplo e uma testemunha para todo o país. Investir na família é investir no desenvolvimento social e econômico e Jundiaí já cumpre seu papel e de modo integrado de suas Unidades de Gestão”.

Luiz Fernando compartilhou as políticas públicas da Prefeitura. “Jundiaí, com seu protagonismo natural, cristaliza cada vez suas ações na defesa da família. Somos o primeiro Município do Estado a aderir à Rede Latinoamericana – Cidade das Crianças e é um dos poucos do Estado com o Selo Intermediário de Amigo do Idoso. A Prefeitura trabalha em diversas frentes, desde o cuidado à Escuta Especializada na identificação de abusos à criança, até as Ruas de Brincar e o “Entre a casa e a escola”. Elegemos a criança como prioridade e assim planejamos a cidade, pois se ela é boa para a criança, ela é boa para todo mundo”.

Pessoas sentadas, apoiadas em mesa

Encantada com Jundiaí, Ângela elogiou a atuação da Prefeitura.

A motivação da visita foi que o Ministério conhecesse a atuação de Jundiaí após o cadastro do Município no Observatório Nacional da Família do MDH, por iniciativa da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), visando à elaboração de políticas públicas voltadas à família. Também numa iniciativa do MDH, a DAE S.A., que tem caráter de empresa de economia mista, está cadastrada no Selo Empresa Amiga da Família, no fomento a práticas organizacionais relacionadas.

Foram apresentadas a Ângela o Escola Inovadora e Cidade das Crianças, como programas que integram a defesa à família por meio da defesa da criança, além e outros dados estatísticos e iniciativas, como o Conselho da Escola, que representação comunitária nas decisões escolares; o incentivo à amamentação, por meio dos espaços destinados a essa prática nos equipamentos da Unidade de Gestão de Educação; as iniciativas pela alimentação saudável na merenda, por meio da horta escolar, da alimentação orgânica do Vale Verde e o Inova na Horta.

A agenda da visita da secretária foi proposta pelo vereador Douglas Medeiros, que articulou também uma palestra de Ângela na Câmara Municipal.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/25/em-visita-a-jundiai-secretaria-nacional-da-familia-elogia-atuacao-da-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original