Fisioterapia auxilia na recuperação de pacientes da UTI do São Vicente

Publicada em 25/10/2019 às 14:24

A reabilitação funcional de pacientes em estado clínico crítico tem sido pauta para as reuniões mensais da equipe da Fisioterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV). O objetivo é melhorar a rotina de atendimento dos profissionais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), local onde a maioria dos pacientes com essas características são admitidos.

 

O coordenador da fisioterapia, Daniel Gimenez Rocha, explica que a reunião acontece para discussão de casos e artigos, tendo como tema principal a mobilização precoce. “Esses pacientes requerem longos períodos de internação, estando submetidos à perda significativa de massa muscular e força, além de serem acometidos por efeitos adversos sistêmicos e complicações como a úlcera de decúbito, atrofia muscular, pneumonia, entre outros problemas”.

 

A terapia é considerada elemento fundamental na maioria das condutas de assistência da fisioterapia em pacientes internados em uma UTI. Inclui uma variedade de exercícios terapêuticos que previnem fraquezas musculares, deformidades e ainda reduzem a utilização de recursos de assistência durante a hospitalização.

 

O principal recurso utilizado pela equipe é o cicloergômetro, equipamento que permite rotações cíclicas, por meio de exercícios passivos, ativos e resistidos com os pacientes. “Os benefícios são diversos. A literatura mostra claramente que pacientes submetidos a esse protocolo apresentam menor tempo de internação, menos complicações associadas ao cuidado, ganho de força muscular e melhora na qualidade de vida, além de redução da mortalidade. A idéia é ampliar para todos os setores do hospital”, conta Daniel.

 

Foto: HSV

 

Terapia utiliza técnicas e equipamentos para cuidar de pacientes que passam por longo período de internação

Fisioterapeutas do HSV que avaliam cada caso e definem protocolos a serem adotados

 

Assessoria de Imprensa

Hospital de Caridade São Vicente de Paulo

Érica Fabiola Barlera Gáspariassessoria.imprensa@hsvicente.org.br

Patrícia Pessotoimprensa@hsvicente.org.br

Telefone: (11)4583-8256


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/25/fisioterapia-auxilia-na-recuperacao-de-pacientes-da-uti-do-sao-vicente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original