Peama organiza Festival de Futsal no Romão de Souza

Publicada em 27/10/2019 às 14:20

Professores do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Prefeitura de Jundiaí, reuniram na manhã deste domingo (27) quarenta alunos com Síndrome de Down ou deficiências intelectuais para participar do Festival de Futsal do Peama. O palco do evento foi o CECE Romão de Souza, na Colônia.

Todos os anos o festival é realizado, sempre com uma equipe de fora de Jundiaí convidada. Este ano, uma delegação do Ituano marcou presença.

Festival do Peama teve partidas realizadas na quadra externa do Romão de Souza

Festival do Peama teve partidas na quadra externa do Romão de Souza

O Festival de Futsal não tem objetivo de definir um time campeão, outro vice e assim por diante, segundo o professor do Peama, Rafael Silveira. “Nossos atletas treinam a modalidade toda semana e foram orientados de que, aqui, a ideia é fazer amigos, sem o espírito de competição que eles demonstram quando iniciam um campeonato. Trata-se de uma atividade recreativa, mas que dará medalhas de participação a todos no final”, disse Rafael.

O evento teve seis times, divididos em dois grupos (1 e 2). Enquanto um jogava na quadra coberta do Romão de Souza, o outro atuava na quadra externa, cujo piso foi recentemente trocado pela Prefeitura, através da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL). Cada equipe jogou quatro vezes e cada duelo tinha dois tempos de sete minutos.

Gabriel tem 23 anos e gosta muito de fazer gols

Gabriel tem 23 anos e gosta muito de fazer gols

Dulcineia Regis Bernardo dos Santos, o filho e a nora acompanharam o jovem Gabriel Regis Bernardo dos Santos, de 23 anos. Com Síndrome de Down, Gabriel não via a hora de marcar gols, função da qual entende bastante segundo Dulcineia, sua mãe. “A euforia dele era tanta que mal conseguiu dormir nestes últimos dias esperando pelo festival. O esporte é tudo para o Gabriel”, admitiu.

Quarenta atletas participaram do evento; alguns vieram de Itu e jogam no Ituano

Quarenta atletas participaram do evento; alguns vieram de Itu e jogam no Ituano

‘No Paraná não tem Peama’
A mãe do rapaz fez questão de elogiar o trabalho do Peama. “No projeto, meu filho sente a inclusão de perto e é muito feliz praticando esportes. Moramos só há sete meses em Jundiaí. De onde viemos, em Curitiba, não tem um Peama”, revelou. “Estar neste tipo de evento é maravilhoso”, finalizou o artilheiro Gabriel, que também pratica natação, caratê e muay thai e faz musculação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/27/peama-organiza-festival-de-futsal-no-romao-de-souza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original