Contratações de estagiários da Prefeitura valorizam Banco de Talentos da Assistência Social
Publicada em 29/10/2019 às 13:40Desde agosto deste ano os jovens Rainer de Souza, de 16 anos, e Victor Hugo da Conceição, de 17, fazem estágio na Unidade de Gestão da Casa Civil no Paço Municipal. Eles são os primeiros contratados pela Prefeitura após fazerem os cursos de capacitação para o mundo do trabalho oferecidos pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).
A gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, explica a nova dinâmica de contratações. “Antes os jovens atendidos pela Assistência que eram capacitados compunham um Banco de Talentos e seus nomes eram indicados para contratações pela iniciativa privada por meio do programa ‘Jovem para o Futuro’. Agora a Prefeitura passa a contratá-los, priorizando esses jovens para ingressarem em estágios de Ensino Médio nas diferentes Unidades de Gestão da administração pública”.
Atualmente, a UGADS viabiliza três tipos de oficinas de preparação e orientação de jovens e adultos para acesso ao mundo do trabalho, por meio do Acessuas Trabalho, programa ligado ao ministério da Cidadania, com ações no Município desde 2017. Neste período foram capacitadas 1200 pessoas.
Pelas “Oficinas de Orientação”, o público-alvo são pessoas entre 15 e 59 e a formatação atual do programa envolve oito encontros na Escola de Gestão Pública (EGP). Pelo Programa Especialista em Capacitação (PEC), os encontros são realizados aos sábados durante três meses e são voltados a jovens com 15 e 16 anos, numa parceria com as Faculdades Anhanguera. Também faz parte do programa uma parceria do Município com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), voltado a jovens de 14 a 24 anos e com duração de dez encontros.
Rainer mora no bairro Terra da Uva e fez as Oficinas descentralizadas de Orientação oferecidas pela UGADS no Morada das Vinhas. “Do curso me lembro principalmente das dinâmicas comportamentais. Já do trabalho, posso dizer que me senti acolhido pelos colegas. Esta será uma experiência que usarei no mercado lá fora. Já Victor Hugo reside no Santa Clara e fez o curso do PEC. “O emprego tem me dado a oportunidade de aprender coisas que usarei para a vida”, compartilha o jovem.
Assista à reportagem da TVTEC:
https://www.youtube.com/watch?v=tOJaV1z3JWE
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original