Downloads do APP Jundiaí crescem 181% desde o seu lançamento

Publicada em 29/10/2019 às 16:09

Uma importante ferramenta para melhorar a mobilidade dos cidadãos de Jundiaí, o aplicativo APP Jundiaí – que traz facilidades também em outras áreas, como segurança, educação e saúde – completa este mês dois anos e meio de bons serviços prestados à população. Com o recurso, as pessoas podem receber informações em tempo real, através do celular, na palma da mão. O aplicativo, lançado em abril de 2017, já teve, até o dia 22 de outubro deste ano, 47.825 downloads realizados, sendo 37.157 da loja virtual Play Store, do Google, e 10.668 da App Store, da Apple. O crescimento foi de 181% em relação ao primeiro ano de implantação (16.982 downloads). Em 2018 foram 28.766 operações (69,3% a mais do que no ano anterior).

Investir na mobilidade é uma das prioridades da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado e, por isso, foram desenvolvidos serviços como o “Push”, que existe desde o lançamento do aplicativo e, até hoje, de acordo com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), parceira da Prefeitura no projeto, faz parte da rotina de mais de 29 mil pessoas.

Serviço Push, do APP Jundiaí, informa ocorrências de trânsito para facilitar a vida do usuário

Serviço Push informa ocorrências de trânsito para facilitar a vida do usuário

O Push permite ao usuário receber notificações com informações importantes para seu dia a dia: onde há acidentes de trânsito, interdição de vias, atrasos dos ônibus, mudança de itinerários das 310 linhas que servem a cidade, veículos incendiados e alagamento nas vias públicas causado por chuvas fortes, entre outras mensagens de interesse dos cidadãos. O conteúdo das notificações é de responsabilidade da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí.

“Nos dias de hoje, o acesso à internet pelo celular propicia a prestação de inúmeros serviços com rapidez e facilidade. Nada melhor que a pessoa ser avisada de uma determinada situação imprevista antes de usar o transporte público, para que possa buscar uma alternativa de deslocamento sem atraso em seu compromisso”, destaca a diretora da UGMT, Ana Paula Silva de Almeida.
Desde que o aplicativo foi lançado, o engenheiro ambiental David Halbig, de 38 anos, ele baixou o APP Jundiaí. Ele disse que recebe as notificações do Push e considera a ferramenta bastante útil.

Aplicativo da Prefeitura tem serviços sobre transportes, saúde, educação etc

Aplicativo da Prefeitura tem serviços sobre transportes, saúde, educação etc

“É mais prático interagir usando o celular do que o site da prefeitura, até pelo fato de a gente poder enviar fotos mostrando o problema que estamos comunicando. A foto muitas vezes fala mais que um relato por escrito”, conta.

David mora no Jardim Paulista e costuma se comunicar via aplicativo para mostrar, por exemplo, os buracos existentes nas ruas de seu bairro. “O APP Jundiaí faz com que o Poder Público tenha olhos para os problemas da cidade. Nós, cidadãos, devemos ficar mais perto da Prefeitura e a tecnologia nos permite isso”, emenda.

Avaliação
O APP Jundiaí vem sendo muito bem aceito pelos usuários: a avaliação média, em ambas as lojas, é de 3,95 (a nota máxima é 5) e a da Play Store atingiu a nota 4. O aplicativo é gratuito e com download disponível para os sistemas Android e IOS. Depois de instalado, é necessário realizar um cadastro simples, no qual o usuário informa seus dados pessoais.

Pelo APP Jundiaí, também é possível ter acesso à lista de medicamentos disponíveis nas unidades de saúde do município, comunicar ocorrências como assédio sexual, consultar o cardápio da merenda servida nas escolas de Jundiaí, denunciar maus tratos a animais e muito mais.

Downloads do APP Jundiaí cresceram mais de 180% de 2017 até hoje

Downloads do APP Jundiaí cresceram mais de 180% de 2017 até hoje

Segundo o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, o aplicativo tem atualmente 124 serviços ativos. “Começamos com cerca de 40 serviços, número que triplicou em 30 meses de funcionamento. O mobile aproxima a população da administração”, ressalta Marquezi.

O uso da tecnologia em prol dos usuários do transporte público de Jundiaí também é possível graças a ferramentas como o aplicativo CittaMobi, que utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados em 100% dos 310 ônibus do município para calcular quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.

Outra boa opção é o “Moovit”. Para acessá-lo, basta indicar a origem e o destino da viagem que o aplicativo apontará quais linhas fazem o trajeto, como acessá-las e o tempo estimado a ser gasto no deslocamento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/29/downloads-do-app-jundiai-crescem-181-desde-o-seu-lancamento/

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