Orquestra Municipal leva música erudita a quase mil crianças em concertos descentralizados

Publicada em 29/10/2019 às 19:55

Com uma apresentação para mais de 320 alunos da Emeb Carlos Foot Guimarães, no Jardim Santa Gertrudes, o quarteto de Cordas da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) realizou na manhã desta terça-feira (29) a última da série de apresentações descentralizadas pelas escolas da rede municipal. Neste ano, 970 de crianças assistiram aos concertos descentralizados também realizados na Emeb Maria Angélica Lourençon (Corrupira), em outubro; na Emeb Luiz Bárbaro (vila Joana), em setembro; e na Emeb Flávio D’Angieri (vila Virgínia), em agosto.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) reforça como a atividade está integrada às ações da plataforma de Educação e Cultura e do programa Escola Inovadora. “Os concertos descentralizados da Orquestra são algo novo e têm recebido investimento, desenvolvidos para a formação de plateia para música erudita entre os alunos da rede municipal de ensino. Os músicos saem do palco do Polytheama e vão até as escolas, num processo formativo que pretendemos ampliar”.

A maestrina Claudia Feres, regente e diretora artística da OMJ, compartilha a experiência. “É uma delícia levar um pouco da Orquestra às escolas e observar os olhares atentos e curiosos de crianças tão pequenas para o mundo da música de concerto. Essa é uma forma de despertar nas crianças o interesse para as artes, fazendo com que fiquem um pouco mais familiarizadas com os instrumentos da orquestra”. O repertório dos concertos para os pequenos trouxe Mozart, Haydn, Strauss Jr. e trilhas de clássicos do cinema infantil.

Além da Orquestra Municipal, a Cia. Jovem de Dança e a Cia. de Teatro de Jundiaí também são corpos artísticos ligados ao Teatro Polytheama e se apresentam nas escolas da rede municipal de ensino, apresentando, respectivamente os espetáculos “Instagrimm” e “Robin Hood”.

pátio de escola, com crianças sentadas no chão assistindo a músicos
Apresentação na Emeb Carlos Foot encerrou a temporada de apresentações descentralizadas da OMJ neste ano

Mais programação
A Cia. de Teatro apresenta neste domingo (03), a partir das 16h, o espetáculo “Robin Hood” no Teatro Polytheama. A peça faz uma livre adaptação bem-humorada do clássico do famoso arqueiro inglês que rouba dos ricos para dar aos pobres.

Já no sábado (09), a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) traz mais um concerto gratuito, esta vez acompanhado da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, às 20h. A Cia. Jovem volta a subir ao palco do Teatro, no domingo (10), às 18h, com a apresentação do espetáculo “Instagrimm”. Os ingressos para os três espetáculos podem ser retirados um dia antes na bilheteria do teatro, a partir das 10h.

O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4586-2472 e 4522-0770.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/29/orquestra-municipal-leva-musica-erudita-a-quase-mil-criancas-em-concertos-descentralizados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original