Domingo no Parque celebra Consciência Negra com cultura e empreendedorismo

Publicada em 03/11/2019 às 15:05

As bonecas negras produzidas pela artesã Kate Regina da Silva chamaram a atenção de quem passou pelo Parque da Uva hoje (3), durante o Domingo no Parque que abriu as celebrações do mês da Consciência Negra. “É muito importante que as crianças tenham contato, desde cedo, com a diversidade”, diz Kate, que é terapeuta ocupacional e se divide entre as duas funções. “Realizo esse trabalho desde 2012 porque vejo nele uma oportunidade de divulgar a nossa cultura e combater o preconceito”.

Thainá Marques, rainha do EncontrAfro, participou desta edição especial do Domingo no Parque

Kate é uma das afroempreendedoras que participa do evento, que teve início às 9h, realizado pela Prefeitura de Jundiaí por meio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC), de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Esporte e Lazer (UGEL). Entre as diversas ações que celebram o início do Mês da Consciência Negra, estiveram oficinas de hip-hop e grafite, pintura corporal com temas africanos, oficinas de turbantes, música e intervenções teatrais.

Quem foi ao parque de ônibus pagou somente 1 real pela passagem, já que está em vigor a Tarifa Social de ônibus;  quem está de carro pode estacionar gratuitamente pela entrada lateral do parque na avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro.

Evento com o Canil da Guarda também deu início às comemorações dos 70 anos da GMJ

A questão do afroempreendedorismo foi destacada por Isabela Galdino Miguel, assessora de Políticas para a Igualdade Racial de Jundiaí. “Este é um mês de reflexões sobre o combate ao racismo, disseminação da cultura negra e também empreendedorismo, que trazemos aqui hoje por meio de artesanato, roupas e comidas típicas”, afirmou. “Esse aspecto cultural também pode ser uma oportunidade de negócios, ao mesmo tempo em que divulga nossas tradições”.

Também esteve presente Thainá Aparecida Marques, Rainha do EncontrAfro, evento realizado em julho passado em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. “Para mim é uma honra estar aqui hoje, e a cultura negra é uma motivação para participar e divulgar nossa história”, afirmou.

 

Kate Regina e algumas de suas bonecas: regate da cultura negra para crianças

Aniversário da GM

O Domingo no Parque também deu início às comemorações dos 70 anos da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), a serem completados no próximo dia 24 de novembro. Entre as atrações, estão apresentações dos cães do canil da GMJ e exposição de viaturas antigas e armamentos não letais utilizados durante o atendimento de ocorrências.

Segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, o Domingo no Parque é sempre uma oportunidade para celebrar a cidade. “É uma ocasião para as famílias e a população em geral ocuparem o espaço público, com brincadeiras e atividades variadas, uma proposta sempre destacada pela administração Luiz Fernando Machado”, afirmou. “E esta edição é especial por celebrar o aniversário da Guarda Municipal, tão importante para nossa cidade, e divulgar a cultura negra”. O Domingo no Parque prossegue até as 17h de hoje, com entrada franca.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/03/domingo-no-parque-celebra-consciencia-negra-com-cultura-e-empreendedorismo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original