Agricultores participam de prestação de contas com o Prefeito

Publicada em 07/11/2019 às 15:02

A convite dos produtores rurais de Jundiaí, a 42ª reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, realizada na noite desta quarta-feira (6), no auditório do Paço Municipal, contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, que fez uma prestação de contas sobre ações relacionadas ao agronegócio e respondeu a perguntas dos participantes.

Todas as ações previstas no Plano de Governo da atual gestão para a área de agronegócio foram efetivadas, como o PSA – Pagamento por Serviços Ambientais – concretizado por meio de Lei Municipal, e cujo primeiro pagamento de mais de R$ 38 mil foi realizado este mês; implantação do  Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e do “Selo de Qualidade” para certificação dos feirantes; e regulamentação do “Circuito das Frutas nos Terminais”.

Produtores rurais assistem à prestação de contas feita pelo prefeito: conversa sobre incentivo à produção e turismo rural

O prefeito destacou a importância de iniciativas para colocar em destaque a produção local,  como o turismo em propriedades rurais e receptivos do tipo “colha e pague”. “Além da uva de qualidade, que já é uma tradição em Jundiaí, precisamos divulgar a ‘experiência’ de visitar a cidade – que pode incluir a visita a uma vinícola, a uma fazenda histórica e um almoço ou jantar em um restaurante típico”, afirmou. “Nossa gestão está disposta a ouvir ideias e apoiá-los no que for necessário”. Também estiveram presentes  à prestação de contas o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, e técnicos da unidade.

Ariana Sgarioni, da Adega Beraldo di Cale, no Caxambu, já seguiu por esse caminho, e a adega e o restaurante homônimo são atrações para moradores de Jundiaí e turistas que vêm de longe. “O encontro foi muito esclarecedor e produtivo, e dá um ânimo a mais para o produtor quando ele vê o prefeito da sua cidade engajado nessa questão”, afirmou. A adega, inclusive, está promovendo um encontro de viticultura e enologia nos próximos dias 29 e 30 de novembro, com inscrições gratuitas.

Presidente do Conselho, o produtor rural Gilberto Bardi Filho, do Caxambu, aprovou o encontro. “A presença do prefeito foi um pedido dos próprios agricultores, que queriam tirar dúvidas e levar alguns temas à administração”, explicou .”É sempre bom ter esse contato, e o resultado foi muito positivo; veja quantas ideias surgiram!”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/07/agricultores-participam-de-prestacao-de-contas-com-o-prefeito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original