Programa da Guarda Municipal reforça ações de prevenção às drogas

Publicada em 08/11/2019 às 17:54

A prevenção e o enfrentamento ao uso de drogas, a violência e criminalidade são propostas do programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas da Guarda Municipal de Jundiaí que leva a cultura de paz a crianças, jovens e adultos. Ministrando palestras socioeducativas que abordam temas relacionados principalmente às drogas: os malefícios provocados à saúde e ao desempenho intelectual, os GMs Amanda e José estiveram durante o mês de outubro na Emeb Profª Janet Ferreira Prado – Jardim Santana II – conversando com alunos dos 5ºs anos, transmitindo muita informação e orientação também para o corpo docente.

Vale ressaltar que de janeiro a outubro deste ano, o Educavi Gepad já realizou aproximadamente 90 palestras em diferentes unidades educacionais da rede municipal de ensino, alcançando mais de 3.700 ouvintes, entre crianças, jovens e adultos. O Programa foi criado em 2009, com resultados muito significativos até o final de 2012, e por iniciativa do prefeito Luiz Fernando Machado, retomado e ampliado em 2017, atendendo assim as necessidades dos vários segmentos da comunidade, direcionando orientações que venham garantir a segurança e o bem-estar.

Objetivo da proposta é afastar crianças e adolescentes da criminalidade, dar informações sobre os malefícios das drogas

“Foi realizado um trabalho que segue a programação das nossas atividades, quando exploramos o auto-conhecimento, a auto-estima, a inteligência emocional, afetividade, decisões assertivas e o exercício de cidadania, onde os alunos ganham significativamente com as dinâmicas realizadas. Promovemos uma troca muito produtiva entre discentes, equipe escolar, responsáveis e equipe Educavi Gepad. Para nós foi muito gratificante essa troca de experiências”, destacou a GM Amanda.

Para a diretora Zenaide da Cruz, a aproximação com os guardas municipais e a experiência foram muito importantes para todos os envolvidos. “Reunimos 70 alunos dos 5ºs anos que participaram do programa Educavi Gepad. Acreditamos que o desenvolvimento dessa proposta contribui de maneira positiva para a prevenção no envolvimento dos alunos com drogas e bebidas alcoólicas. Também percebemos a importância das crianças terem contato com os servidores da Guarda Municipal de Jundiaí, promovendo um estreitamento nas relações entre munícipe e autoridade.”

 

Alunos dos 5ºs. anos receberam certificado de participação: um incentivo a mais ao aprendizado

 

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Educavi Gepad


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/08/programa-da-guarda-municipal-reforca-acoes-de-prevencao-as-drogas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original