Educação no trânsito vira tema de campanha municipal
Publicada em 11/11/2019 às 14:15A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), lançou na manhã desta segunda-feira (11) uma campanha de educação de trânsito voltada a jovens e adultos para conscientizá-los dos principais fatores que resultam em acidentes.
Excesso de velocidade, travessia fora da faixa de pedestres e uso de álcool antes de dirigir e de celular durante a condução de veículos estão entre os temas combatidos pela iniciativa, com slogan “Não dê mole para a morte, faça sua parte”.

Agentes de trânsito seguram faixa com o slogan da campanha em frente ao Paço Municipal
A campanha teve como palco inicial a entrada do Paço Municipal. Quatro atores, sendo dois vestidos de anjo e dois de “morte” (com roupa preta e foice), foram contratados para reforçar a mensagem educativa. Até o dia 20 de dezembro, os personagens estarão em espaços públicos, bares, faculdades e cruzamentos de grandes vias de Jundiaí para passar a mensagem de um trânsito mais seguro e de respeito à legislação.
Agentes de trânsito acompanharam os personagens e seguraram banners com o lema da campanha, enquanto as atrizes com roupa de anjo traziam as mensagens “Celular na direção! Nem pensar! Respeite a vida!” e “Sempre respeite a velocidade! Respeite a vida!”. Já os representantes da morte tinham banners com os dizeres irônicos “Dirige, fala e mexe no celular? Que ótimo!” e “Não respeita a velocidade? Adorooo!”.

Atores usando trajes pretos e foices vão estar em vários pontos da cidade para conscientizar motoristas
“Queremos sensibilizar as pessoas para que respeitem a vida, a sinalização e a convivência pacífica no trânsito. Entre as principais infrações cometidas pelos motoristas estão o uso do celular, o excesso de velocidade, o desrespeito aos faróis e a não utilização do cinto de segurança”, destacou o gestor da UGMT, Silvestre Ribeiro.

Atrizes vestidas de anjo alertam para que motoristas respeitem a sinalização e não falem ao celular enquanto dirigem
Campanha aprovada
O motorista de transporte por aplicativo Daywison Santos foi uma das pessoas que viu os personagens e os agentes de trânsito na entrada do Paço nesta segunda-feira. “Gostei muito desta iniciativa. Dirijo bastante pela cidade e vejo que os motoristas quase não dão seta e frequentemente usam o celular enquanto dirigem. Tem que haver essa abordagem impactante para criar consciência nas pessoas”, revelou Daywison.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
11/06/2025
Jundiaí e Itupeva fortalecem cooperação com foco em segurança e mobilidade
-
06/06/2025
Confira como chegar ao Espaço Expressa para prestigiar a primeira edição do ‘Sabores da Gente’
-
03/06/2025
Maio Amarelo mobiliza mais de 68 mil pessoas em Jundiaí com ações de conscientização no trânsito
-
31/05/2025
Prefeitura de Jundiaí entrega primeira fase do Complexo Viário Ozanan
Baixe as fotos desta notícia na resolução original