Festa Literária segue com programação gratuita ao longo da semana

Publicada em 11/11/2019 às 19:01

Uma contação de histórias interativa sobre a vida e a obra da escritora russa radicada no Brasil Tatiana Belinky abriu a programação da 1ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, na tarde desta segunda-feira (11). Cerca de 15 alunos da Emeb Judith Arruda, do Cidade Nova, além de visitantes, assistiram à apresentação, mediada pela artista Vivian Catenacci.

Bruno de Lima, de oito anos, voltou no tempo enquanto escutava a narração da história “O grande rabanete”, também da escritora russa. “Eu já ouvi esta história. Há pelo menos quatro anos, quando eu estava na creche. Mas desta vez foi muito mais legal, pois foi com a Vivian contando”.

CONFIRA AS FOTOS DA 1ª FLIJ

Crianças sentadas em cadeiras, assistindo a uma apresentação de uma contadora de histórias

A criançada não desgrudou os olhos da contadora de histórias

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, apesar de estar em sua primeira edição, a Festa já possui um encaminhamento interessante. “A exemplo do que a UGC já tem feito pelo audiovisual, teatro e dança, ficamos muito felizes em iniciar um movimento de maior amplitude para as Literatura, que é uma ferramenta de grande importância. Assim a FLIJ se coloca como um evento que desejamos aprimorar, mas com grandes dimensões e com um direcionamento interessante na construção de políticas públicas para a linguagem”.

A presidente do CMPC e curadora da FLIJ, Rosana Congílio, programação da Festa foi pensada como forma de estímulo. “As crianças, quando estimuladas e ouvidas, sentem-se empoderadas a participar. E foi isso que vimos durante esta contação de histórias, crianças querendo participar e sendo estimuladas a ter gosto pela Literatura”.

Menino de cabelos loiros, sentado, com sorriso tímido

Bruno, voltou no tempo enquanto escutava a história “O grande rabanete”

Programação
Ao longo da semana, o Solar do Barão recebe atrações da FLIJ diariamente, sempre às 14h30 e às 19h. Já nesta sexta-feira (15), às 11h, um show de Sururu Music, movimento musical alagoano, e, às 14h, uma reunião com os escritores participantes, encerram a programação.

Também até esta sexta-feira (15), das 10h às 18h, a Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz) recebe os “Espaços Literários” da FLIJ, com as vendas de livros, além das barracas dos artesãos do programa Jundiaí feito à Mão.

A programação segue também na Biblioteca Municipal, com a quarta aula do minicurso “Harry Potter – Ficção e História” nesta segunda-feira (11), às 18h30. Já na quinta-feira (14), às 19h, será realizado o lançamento do livro “Descobrindo um mundo diferente”, da autora Valdinéia Nascimento, que conta a história de uma criança que estuda com um colega surdocego e, a partir da amizade, descobre novas experiências para o conhecimento.

A programação completa da 1ª FLIJ pode ser consultada no site da Cultura.

Barracas de livros, com pessoas conferindo

Durante a programação, autores marcam presença nos “Espaços Literários” na Praça da Matriz

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/11/festa-literaria-segue-com-programacao-gratuita-ao-longo-da-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original