Segunda etapa de vacinação contra sarampo começa segunda-feira
Publicada em 14/11/2019 às 17:31A Prefeitura de Jundiaí inicia nesta segunda-feira (18) a segunda fase da campanha de vacinação seletiva contra o sarampo. Desta vez, o público alvo é a população de 20 a 29 anos. A imunização é gratuita e será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família Novo Horizonte, durante o horário de funcionamento dos equipamentos, inclusive com atendimento no período da noite naqueles que possuem o serviço.
A enfermeira da Vigilância Epedemiológica, Maria do Carmo Possidente, explica que o objetivo é vacinar quem não possui a caderneta de vacina ou estiver em atraso. “Nessa faixa etária, o esquema vacinal com a tríplice viral é de duas doses. Para os que não têm caderneta, é indicado iniciar também o esquema de dupla adulto e hepatite B. Não temos uma meta, porque sabemos que muitas pessoas já estão vacinadas. Porém, é importante que o público da campanha procure as UBSs para avaliação da caderneta de vacinas e, se necessário, receber a vacina”, destaca.

Para a população de 20 a 29 anos, o esquema vacinal com a tríplice viral é de duas doses
No dia 30 de novembro, sábado, acontecerá o dia D, que é oferecido como uma oportunidade a mais para participar da campanha. As UBSs Hortolândia, Tamoio, Rami e a Clínica da família funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a imunização contra o sarampo.
Crianças
Para as crianças de seis meses a menores de cinco anos, foi realizada Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo entre os dias 7 e 25 de outubro. Como a cobertura no município é considerada satisfatória, o Ministério da Saúde não estabeleceu meta para a cidade. A ação também foi uma chamada para validação de carteiras de vacinação do público entre 6 meses e menores de 5 anos.
De acordo com a VE, em Jundiaí, as crianças menores de 5 anos possuem índice de vacinação de 100% da população, em seus respectivos anos de nascimento. A importância e atenção dos pais e responsáveis deve ser para os bebês menores de um ano, que passaram a ser vacinados a partir dos 6 meses. Neste público em específico, Jundiaí conta com 86% de cobertura.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
23/02/2025
UBS promove roda de conversa sobre Fibromialgia
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
20/02/2025
Dengue: população precisa redobrar os cuidados para evitar a doença. Casos seguem em crescimento
-
18/02/2025
UBS Maringá oferta atendimento para pacientes de área rural no Cream
Baixe as fotos desta notícia na resolução original