Sarampo: Jovens não imunizados precisam de duas doses de vacina

Publicada em 18/11/2019 às 18:34

Até o próximo dia 30 de novembro, em todo o território nacional será realizada Campanha de Vacinação contra o Sarampo para jovens entre 20 a 29 anos. Pela Prefeitura de Jundiaí, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs, gratuitamente, durante o horário de funcionamento dos equipamentos.

É importante que o público da faixa etária compareça ao serviço de Saúde, com a Carteira de Vacinação para a comprovação das doses – são necessárias duas doses da vacina Tríplice (Sarampo – Caxumba – Rubéola) para a imunização nesta idade -. Em caso de falta de doses ou não existência de carteira de vacinação, a imunização e a orientação com relação à segunda dose serão feitas.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), até o dia 14 de novembro, o município registrava 317 notificações para a doença, sendo 78 positivos. A enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, explica que o objetivo é vacinar quem não possui a caderneta de vacina ou estiver em atraso. Nessa faixa etária, o esquema vacinal com a tríplice viral é de duas doses.

“Para os que não têm caderneta, é indicado iniciar também o esquema de dupla adulto e hepatite B. Não temos uma meta, porque sabemos que muitas pessoas já estão vacinadas. Porém, é importante que o público da campanha procure as UBSs para avaliação da caderneta de vacinas e, se necessário, receber a vacina”, destaca Maria do Carmo.

Campanha de Vacinação contra o Sarampo é direcionada para a população entre 20 e 29 anos que ainda não tenham as doses necessárias para a imunização

No dia 30 de novembro, sábado, acontecerá o dia D, que é oferecido como uma oportunidade a mais para participar da campanha. As UBSs Hortolândia, Tamoio, Rami e a Clínica da família funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a imunização contra o sarampo.

Imunização
De acordo com a VE, em Jundiaí, as crianças menores de 5 anos possuem índice de vacinação de 100% da população, em seus respectivos anos de nascimento. A importância e atenção dos pais e responsáveis deve ser para os bebês menores de um ano, que passaram a ser vacinados a partir dos 6 meses. Neste público em específico, Jundiaí conta com 86% de cobertura. A campanha para esse público foi realizada no mês de outubro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/18/sarampo-jovens-nao-imunizados-precisam-de-duas-doses-de-vacina/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original