Dia da Bandeira é celebrado com a presença de forças de segurança e estudantes

Publicada em 19/11/2019 às 16:44

O Dia da Bandeira, celebrado nesta terça (19), reuniu estudantes e representantes de forças de segurança e Guarda Municipal na Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci – Espaço Cívico MMDC / Heróis do Trem Blindado, na Av. 9 de Julho. No final da manhã, uma solenidade contou com o hasteamento das três bandeiras – do Brasil, do Estado de São Paulo e de Jundiaí, feito por estudantes da EMEB Rotary Club e Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra  – e a incineração das bandeiras danificadas ou inservíveis, que é feita nesta data.

O prefeito Luiz Fernando Machado participou das celebrações, ao lado de outras autoridades, como o comandante do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), Eduardo Yasui; o tenente-coronel Eli Tavares, comandante do 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Leste, Andréa Bonamigo dos Santos, e integrantes da Guarda Municipal de Jundiaí.

Prefeito agradeceu às forças de segurança e lembrou que Jundiaí é uma das cidades mais seguras do País

Em um breve discurso, o prefeito agradeceu a todos os participantes e destacou que o segredo da boa cidade em que vivemos é o cuidado. “Agradecemos à segurança que vocês propiciam, e que torna Jundiaí uma das cidades mais seguras do País”, afirmou Luiz Fernando, lembrando que, de acordo com o ranking Atlas da Violência, divulgado em agosto passado, o município figura com a menor taxa de homicídios do País entre as cidades com mais de 300 mil habitantes.

Na ocasião também foram incineradas, na pira da praça, as bandeiras inservíveis. A explicação foi dada pelo prefeito aos estudantes: “Uma bandeira jamais pode ser jogada no lixo, porque ela é um símbolo nacional. Por esse motivo ela é incinerada e suas cinzas são enterradas”, disse. Essa ação é sempre realizada no Dia da Bandeira.

Bandeiras inservíveis ou danificadas foram incineradas, ação que é realizada somente no Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira é uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Assim, o Dia da Bandeira passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida para a celebração.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/19/dia-da-bandeira-e-celebrado-com-a-presenca-de-forcas-de-seguranca-e-estudantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original