GMJ 70 anos: Prefeitura inaugura centro de treinamento de tiro da instituição

Publicada em 19/11/2019 às 16:24

Prefeito Luiz Fernando Machado descerrou a placa inaugural: um presente ao aniversário da Corporação

Momento histórico: na semana em que a instituição completa 70 anos de existência (24 de novembro), a Prefeitura de Jundiaí entrega um completo estande de tiro para a capacitação e o aperfeiçoamento dos agentes de segurança pública que intensificam a atuação nas ruas visando o combate à violência e criminalidade.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 19, no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Geresol, quando o prefeito Luiz Fernando Machado descerrou a placa de inauguração do Centro de Treinamento Tático, na presença do deputado federal Miguel Haddad; o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, o vereador Faouaz Taha e demais parlamentares; o inspetor Benedito Marcos Moreno, comandante da Guarda Municipal, e o sub Sandro Vilas Boas; o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) e gestores municipais; autoridades; representantes das forças de segurança pública da região, empresários e convidados.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

“Com o início deste governo em 2017, a direção tem sido para a integração das forças de segurança pública, visando o melhor para a comunidade, a preservação da ordem pública; independente das cores de farda, a população acima de tudo. Neste sentido, avanços em ações pontuais e reconhecidamente com resultados muito positivos: no videomonitoramento, o sistema Detecta da Polícia Militar e o Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal, fortalecem a parceria com o trabalho realizado na Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras da Guarda Municipal.

Até o final deste ano entregaremos um grande pacote de recursos para a instituição: melhor estrutura e qualificação profissional para enfrentar os desafios. O nosso respeito às famílias da segurança municipal: homens e mulheres da Guarda Municipal que absorvem a absoluta responsabilidade de cuidar das demais famílias, a população jundiaiense. O esforço físico de cada um para a concretização desta obra: enquanto descansavam, carregavam pedras. Ações que buscam minimizar os efeitos da insegurança. Investimentos contribuem para que a estrutura da cidade como um todo tenha a segurança garantida”, destacou o prefeito Luiz Fernando.

O deputado Miguel Haddad reforçou a importância e necessidade de se fortalecer o compromisso com a segurança pública: “o aperfeiçoamento profissional é fundamental.” Para o presidente da Câmara Municipal, “o novo espaço contribui para uma cidade cada vez melhor e mais segura: quem ganha é a população.”

O gestor de Segurança Municipal considera a inauguração mais uma importante conquista da atual Administração: “Tudo que é necessário para que tenhamos a capacitação ampliada. Este é o primeiro Centro de Treinamento da região construído exclusivamente por guardas municipais. Trabalho coeso, fazendo a diferença, cumprindo as determinações do prefeito: ampliar a capacitação profissional e a integração. O apoio da Prefeitura de Jundiaí – por meio da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos e seu gestor Adilson Rosa – e a iniciativa privada foram fundamentais ao êxito da proposta.”

Para o comandante Moreno, a obra representa o presente aos 70 anos da instituição.“O sonho de muitas gerações que já passaram pela GMJ; com a participação plena e voluntária do nosso efetivo, destacando-se a coordenação do subinspetor Carobelli.”

Finalizando o evento, foi entregue o Diploma do Mérito Amigo da Guarda Municipal – em consonância com a Lei Municipal 8.783, de 17 de maio de 2017, àqueles que se destacaram pelos relevantes serviços prestados em prol da instituição.

A obra

* 20 meses de muito trabalho, com 200 guardas municipais se revezando entre as escalas de serviço e trabalho voluntário nas horas de folga para a concretização do Centro

*um espaço que atende os padrões das regras de segurança definidos pelos órgãos federais de fiscalização (Exército e Polícia Federal); estaduais (Corpo de Bombeiros e Polícia Civil); e municipal, por meio da UGISP – responsável pela doação da área de 12 mil metros quadrados

*possui aproximadamente 720 metros quadrados de área, sendo 27 metros de área livre; 10 boxes para o exercício de tiro, com dimensões de nível internacional, possibilitando dessa forma a aplicação de laudos de tiro para armas longas e curtas, atendendo as necessidades de todos os órgãos para sua habilitação

*em breve, centenas de mudas de árvores diversas serão plantadas no local.

Após a inauguração do estande, foi realizado o Torneio de Tiro, com a participação de 10 instituições representativas da região, totalizando 120 agentes em certame.

Completo estande de tiro ampliará a capacitação e o aperfeiçoamento profissional dos agentes de segurança pública

 

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/19/gmj-70-anos-prefeitura-inaugura-centro-de-treinamento-de-tiro-da-guarda-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original