Dezembro é mês de combate ao HIV e à Sífilis

Publicada em 20/11/2019 às 12:57

Pelo 16º ano consecutivo será realizada a Campanha ‘Fique Sabendo’ pela Prefeitura de Jundiaí, que tem como objetivo incentivar a população a realizar a testagem de HIV e Sífilis. Os exames, gratuitos, são oferecidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família, entre os dias 1 a 6 de dezembro, das 7h às 17h. Todo o acompanhamento às doenças é oferecido pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), bem como as medicações necessárias para os tratamentos.

A AIDS permanece entre as cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 a 34 anos de idade no Estado de São Paulo, segundo dados disponíveis no Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN). Em Jundiaí, até junho de 2018 foram notificados no SINAN, 2.256 casos de AIDS. De 2016 a novembro de 2019 foram notificados 267 casos de AIDS em residentes em Jundiaí, sendo 204 homens e 63 mulheres. Já a Sífilis, segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VE) e SINANET, em Jundiaí, de 2016 a maio de 2019 foram notificados 312 casos da doença, sendo 233 em homens e 79 em mulheres.

“O Fique Sabendo é uma Campanha realizada em todo o Estado de São Paulo com o objetivo de ampliar o acesso da população aos testes de HIV e Sífilis, tendo em vista a importância do diagnóstico precoce para a garantia da qualidade de vida das pessoas, a diminuição da transmissão involuntária e o alcance da meta 90/90/90 da UNAIDS, da qual o Brasil é um País signatário”, explica a psicóloga e gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.

Testes serão aplicados em horário ampliado no CTA, durante a primeira semana do mês de dezembro; intenção é atender população que nunca fez a testagem anteriormente

Dentre as metas da Campanha estão: testagem de pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste Anti-HIV e Sífilis na vida; facilitação do acesso aos testes às pessoas mais vulneráveis, além do acompanhamento de todos os casos positivos até a Unidade de Referência para tratamento e disponibilização da medicação necessária. Em Jundiaí, o Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), localizado no mesmo prédio que o CTA, na Rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo, é o serviço de acompanhamento.

Além da mobilização específica da Campanha, a testagem para HIV e Sífilis é oferecida diariamente nos equipamentos de Saúde da cidade, gratuitamente.

Assessoria de Imprensa
Fotos:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/20/dezembro-e-mes-de-combate-ao-hiv-e-a-sifilis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original