Ponte Segura será a brigada específica da GMJ para garantir o bem-estar de moradores

Publicada em 20/11/2019 às 11:10

 

Reivindicações apresentadas têm atendimento em caráter emergencial no intuito de minimizar os problemas identificados, manter sob controle

 

Proposta foi apresentada pelo prefeito Luiz Fernando Machado durante encontro realizado na noite desta terça-feira (19), na Sociedade Esportiva Estrela, que teve por objetivo discutir situações comuns sobre segurança e zeladoria relacionadas ao bairro da Ponte São João. Adilson Rosa, titular da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, coordenou o encontro que contou também com a presença de Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) – Segurança Municipal; o inspetor Benedito Marcos Moreno – comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, com o inspetor Cássio, supervisor operacional; e o tenente-coronel Yasui – comandante do 49o. Batalhão da Polícia Militar do Interior.

 

Ações específicas no combate à violência refletem o sério compromisso da Administração Prefeito Luiz Fernando Machado no intuito de minimizar os índices criminais, garantir a segurança e o bem-estar da população. Ação integrada entre as forças de segurança pública reforça a parceria com a Unidade de Serviços Públicos.

“Ponte Segura representará a descentralização das ações da Guarda Municipal para o bairro, nos mesmos moldes como já acontece no Centro Seguro, registrando índices muito significativos no combate à violência e criminalidade. Não há outro caminho a não ser trilhar em parceria – como o fazemos há quatro meses neste bairro. Dialogando e enfrentando cada problema de maneira pontual; trabalhar as sugestões, com a avaliação mensal do que já foi feito e avançarmos para os próximos passos. Manter a ordem pública, consequentemente o bem-estar da população, é o compromisso de todos nós”, destacou o prefeito Luiz Fernando.

Adilson Rosa reforçou:”durante a primeira reunião com os moradores, recebemos as reivindicações para um atendimento em caráter emergencial no intuito de minimizar os problemas identificados, manter sob controle. Equipes da Infraestrutura realizam periodicamente ações em praças e pontes; substituição de refletores (35 já foram trocados), a manutenção da iluminação pública; a limpeza nos locais onde o lixo é descartado irregularmente. Um pacote completo que terá o seu balanço apresentado ao término de cada mês.”

Segundo o comandante da Guarda Municipal, as intervenções no bairro prosseguem de maneira crescente e monitorada. “Já realizamos 64 ações em conjunto com Serviços Públicos. A manutenção dos trabalhos é fundamental para termos a situação sob controle. Para isso contamos com o apoio e a participação dos moradores, direcionando informações para que possamos continuar atuando de maneira pontual e efetiva: o patrulhamento diário não cessa, acontece de segunda a segunda, inclusive nos finais de semana e feriados. O que foi pactuado durante a primeira reunião, está acontecendo.”

Comandante do 49o. Batalhão da Polícia Militar ressaltou a importância e necessidade do Vizinhança Solidária: um programa que vem ganhando a adesão positiva da população, com participação cada vez mais efetiva, a mudança de comportamento: monitorando a rotina diária no respectivo bairro; registrando boletim de ocorrência; agentes multiplicadores na informação de atitudes suspeitas ou atos delituosos.

Tolerância zero

Plano de segurança é intensificado há quatro meses, com Operação Saturação realizada pela Guarda Municipal na grande região que inclui as vilas Graff, Joana, Guilherme, e Cordeiro; jardins da Fonte e Carlos Gomes. Tendo como objetivo diário combater o tráfico de drogas, roubos, furtos, e a prevenção de outros crimes; dessa forma orientando moradores e comerciantes que demonstram a preocupação no dia a dia.

Além do patrulhamento diário e intensivo – equipes deslocam-se diuturnamente para a região – , a Guarda Municipal realiza a abordagem das pessoas em situação de rua, identificando principalmente aquelas em atitude suspeita que são conduzidas ao plantão policial quando a circunstância assim constatar e exigir; recebem orientação por parte dos agentes de segurança pública, com o encaminhamento necessário ao atendimento social junto às instituições e setores que poderão acolhê-las.

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/20/ponte-segura-sera-a-brigada-especifica-da-gmj-para-garantir-o-bem-estar-de-moradores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original