GMJ 70 Anos: formatura dos novos agentes de segurança ganha destaque em Sessão Solene

Publicada em 22/11/2019 às 17:54

São 20 novos agentes de segurança pública que a partir da próxima segunda-feira (25) estarão estagiando nos setores da GMJ

Há sete décadas a Guarda Municipal de Jundiaí supera as expectativas no combate à violência e criminalidade, em seu trabalho socioeducativo, com sua operacionalidade, o patrulhamento comunitário realizado diariamente por toda a cidade, cada vez mais próxima da população. Nesta sexta-feira (22), durante Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Jundiaí, foram apresentados os 22 novos agentes que fortalecerão o efetivo da instituição: seu aniversário é no próximo domingo (24) e por este motivo a semana de festividades foi intensa – destacando-se a inauguração de seu Centro de Treinamento Tático (CTT). Presentes a Sessão Solene: o prefeito Luiz Fernando Machado – um dos homenageados com o Diploma do Mérito Amigo da Guarda Municipal; o inspetor Benedito Marcos Moreno, comandante da instituição; o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), e demais gestores; o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, o vereador Faouaz Taha, e parlamentares; representantes das forças de segurança; convidados e familiares.

VEJA TODAS AS FOTOS

“A Guarda Municipal de Jundiaí completa 70 anos cada vez mais próxima da comunidade, uma instituição extremamente forte. Que faz a diferença no servir as pessoas, ao interesse público. A lealdade de seus integrantes é um princípio claro e valoroso; um benefício muito significativo ao cidadão jundiaiense. Isso porque para a GMJ o povo estará sempre em primeiro lugar, cada família de maneira muito especial. Realizamos o concurso para o ingresso dos 20 novos guardas hoje aqui presentes porque acreditamos que as instituições devam ser fortalecidas, com a missão de cuidar da população em cada detalhe.

Compartilhando as ações com os demais segmentos envolvidos para manter o crivo da ordem pública. Potencializar o que cada instituição pode compartilhar para garantir o bem-estar da população: a cidade cada vez mais segura. Jundiaí é especial: segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Atlas da Violência, tem a menor taxa de homicídios, considerando-se as cidades acima de 300 mil habitantes. É uma cidade boa, em razão do seu povo. Servir na área de segurança pública é servir também sob a ótica social”, frisou o prefeito Luiz Fernando.

O gestor de Segurança Municipal lembrou a época em que foi comandante da Guarda Municipal durante a gestão do então prefeito Miguel Haddad (2009-2012), e o vice Luiz Fernando, depois deputado federal. “Hoje colhemos os bons frutos de um trabalho realizado com muita seriedade há 10 anos. Refletindo no presente: esta comemoração representa um marco na história de Jundiaí, as transformações pelas quais vem passando, com o reconhecimento da população que respeita e muito elogia todo este trabalho. É a essência da visão de futuro da Administração Luiz Fernando Machado, pensando nas pessoas e para as pessoas. Hoje a Guarda Municipal de Jundiaí comemora mais um aniversário: são 365 dias de trabalho árduo e ininterrupto.”

Para o comandante Moreno, a integração com as demais forças policiais está consolidada. “Estamos empenhados para que seja crescente. Estou há quase 33 anos na Corporação, hoje comandante: orgulho-me. Temos ainda muito a construir e conquistar, como a nossa sede própria que num futuro próximo será realidade. Os investimentos bem pensados, as firmes decisões do prefeito Luiz Fernando, a capacitação e o aperfeiçoamento profissional contribuem significativamente para que possamos alcançar os nossos propósitos.” O vereador Faouaz destacou o protagonismo da Câmara Municipal na criação da Corporação. “Iniciativa fundamental para que pudéssemos chegar aos dias de hoje, escrever esta história ao longo de sete décadas. Como não podia ser diferente, a Guarda Municipal avança: os investimentos que virão serão decisivos.”

 

Prefeito Luiz Fernando Machado foi homenageado com o Diploma do Mérito Amigo da Guarda Municipal

Sessão Solene 

Compromisso da atual Administração, a formatura dos 20 novos guardas visa promover o aumento crescente e ideal de seu efetivo, com a capacitação permanente de seus profissionais, nesta que é considerada uma das instituições mais tradicionais e respeitadas do país. 

Os novos agentes de segurança pública estão aptos para o exercício de suas funções, reforçando o efetivo no combate à violência e criminalidade, garantindo à população a sensação de segurança. Estarão em atividade a partir da próxima segunda-feira, dia 25; e durante a Operação Natal, que tem início no dia 1 de dezembro.

Durante a Sessão Solene foi entregue o Diploma do Mérito Amigo da Guarda Municipal, uma iniciativa por meio da Lei Municipal (nº 8.783) de 17 de maio de 2017 que tem por objetivo ser conferido anualmente a pessoas físicas ou jurídicas que pratiquem ações relacionadas à implementação, fortalecimento ou cooperação de políticas públicas municipais relacionadas às ações primárias da Guarda Municipal de Jundiaí.

Também a Medalha Vasco Antônio Venchiarutti, criada através do Decreto nº 11.877 de 28 de janeiro de 1991 do então prefeito Walmor Barbosa Martins; conferida anualmente por honra e mérito aos integrantes da Guarda Municipal de Jundiaí que se destacam acima do dever.

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/22/gmj-70-anos-formatura-dos-novos-agentes-de-seguranca-ganha-destaque-em-sessao-solene/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original