Mercado de trabalho é foco de jovens formandos em projeto

Publicada em 23/11/2019 às 13:00

“Eu consegui meu primeiro emprego por conta do curso de preparação para o mercado de trabalho oferecido pela Prefeitura de Jundiaí. Cheguei a fazer entrevista antes, mas como não sabia como preparar um currículo, como me portar, me vestir e até me expressar corretamente, não havia conseguido uma colocação. Foi pela preparação que tive a tranquilidade e o conhecimento necessários para conquistar a minha primeira experiência profissional, como menor aprendiz”, explica Noemily Aparecida Alves da Silva, 17 anos, moradora no Jardim Tamoio.

Ela e outros jovens inscritos  pelo Programa de Extensão Comunitária (PEC) para o Programa de Capacitação Inicial de Adolescentes (PROCAAD) dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), além dos abrigos que fazem parte da rede da Unidade de Gestão de Assistência Social (UGADS), se formaram, na manhã de sábado (23), no auditório Água, da DAE SA. “A capacitação oferecida é o primeiro passo para a iniciação dos jovens entre 15 a 17 anos no mercado de trabalho. As aulas, que são realizadas por meio de parceria com a Faculdade Anhanguera Pitágoras, tem o objetivo de proporcionar vivências, dinâmicas e interações que se transformam em bagagem para o início da carreira profissional”, explica a gestora adjunta da UGADS, Maria Brant de Carvalho Falcão.

A formação da UGADS realizada no auditório da DAE reuniu cerca de 70 jovens inscritos pelos equipamentos de assistência social da Prefeitura de Jundiaí

Alefe da Silva Cruz, 16 anos, morador no Jardim Tamoio vai começar a trabalhar como menor aprendiz em uma loja de rede nacional e já sabe o que vai fazer com o salário que receberá. “Tenho projetos para o meu futuro: melhorar a minha formação com mais cursos como inglês e informática, além de investir em uma academia, pois quero ser boxeador”, explica o adolescente, que está no 1º ano do ensino médio, na Escola Estadual Maria de Lurdes.

Segundo a agente técnica e responsável pela formação, Larissa Fernandes e Souza, parte dos jovens que se formaram na turma do segundo semestre de 2019 já está encaminhada para o mercado de trabalho. “Foi realizado, recentemente, no Fundo Social de Solidariedade (Funss), um processo seletivo para os nossos jovens pelo conglomerado de lojas Top Brand. Esse é um trabalho de encaminhamento a partir das solicitações das empresas pela legislação específica do menor aprendiz. Aqueles que não forem absorvidos, terão a oportunidade de dar continuidade ao processo de formação, com o curso avançado, que será iniciado no próximo ano”, explica a técnica, lembrando que cerca de 2,4 mil jovens já passaram pelo programa.

Noemily, 17 nos, se formou pelo curso PEC-PROAAD e já conseguiu uma vaga como menor aprendiz de uma rede de lojas

As empresas interessadas em selecionar jovens para a contratação de menores aprendizes podem entrar em contato com a UGADS, pelo e-mail inclusaoproudutiva@jundiai.sp.gov.br  ou pelos telefones (11) 4583-7317 ou 4589-7319 para as tratativas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/23/mercado-de-trabalho-e-foco-de-jovens-formandos-em-projeto/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original