Jundiaí vence prêmio de melhor destino turístico rural no Estado

Publicada em 26/11/2019 às 14:05

Por voto popular e escolha de um júri, Jundiaí foi escolhida como o melhor destino turístico rural do Estado de São Paulo no prêmio Top Destinos Turísticos. O evento, realizado na noite desta segunda (25) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, contou com a presença do governador João Dória e do secretário estadual de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz.

Segundo a diretora do Departamento de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, que recebeu o prêmio, esta foi a primeira vez que Jundiaí foi indicada, e a vitória surpreendeu. “Não é a cidade que se inscreve no prêmio, e sim há uma indicação popular: fomos informados de que Jundiaí era finalista, e é um motivo de orgulho ver nosso turismo rural ser valorizado em âmbito estadual”, afirma Marcela, que esteve acompanhada por Gabriela Raffanti e Edileine Leone, assessoras do Departamento de Turismo.

Marcela Moro (à direita), com a equipe da UGAAT e representantes do prêmio: indicada pela primeira vez, Jundiaí venceu outras três cidades

A 2ª edição da premiação, fruto da iniciativa conjunta do Skål Internacional São Paulo e da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – reuniu representantes de 70 cidades paulistas que concorreram em 16 categorias. O objetivo foi identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo, em categorias que incluíam desde turismo de compras e negócios até turismo religioso, cultural e esportivo. Jundiaí concorreu, na categoria Turismo Rural, com as cidades de Agudos, Jacupiranga e Registro.

Parabenizando os participantes, o governador destacou a importância do turismo para o desenvolvimento das cidades. “Reforçamos a importância do tratamento profissional desse segmento, e parabenizo a todos aqui presentes que, em seus municípios, ajudam na divulgação do turismo”, afirmou Dória.

O Top Destinos Turísticos tem como entidades parceiras a AMITESP – Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo; a APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo e o VISITE SP/São Paulo Convention & Visitors Bureau. As cidades vencedoras poderão fazer uso do prêmio para a divulgação dos seus eventos, por meio da menção do título “Município Top Destinos Turísticos 2019”.

Turismo em Jundiaí

O Turismo Rural é o principal segmento do turismo em Jundiaí, responsável por quase 70% do fluxo turístico da cidade e que vem crescendo significativamente. A administração Luiz Fernando Machado tem trabalhado inclusive para incentivar o setor, investindo em legislação específica e ampliando o número de rotas turísticas, que hoje são seis, sendo cinco rurais: Rota do Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Uva, Vinho e, mais recentemente, Terra Nova. Elas podem ser consultadas aqui  . A criação das rotas aumentou o fluxo de turistas em cerca de 15%, segundo a diretora Marcela Moro.

Em termos de infraestrutura, Jundiaí conta no total com 22 adegas, dez museus, 126 atrativos turísticos, sete parques, cinco fazendas com estrutura para recepção turística e 86 sítios produtivos com atividades de turismo rural.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/26/jundiai-vence-premio-de-melhor-destino-turistico-rural-no-estado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original