Oficinas de jogos desenvolvem potencialidades de crianças
Publicada em 27/11/2019 às 19:56Desenvolver a concentração, a estratégia, a matemática e o emocional. Essas características fazem parte dos jogos de tabuleiro, entre eles, o xadrez, que é apresentado nas oficinas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Luiz de Campos, da Prefeitura de Jundiaí. Nesta semana, os alunos dos 1º Anos aos 5º Anos da unidade realizaram torneio da modalidade para encerrar o trimestre.
A Oficina de Jogos foi iniciada no início deste ano e atende a todos os cerca de 400 estudantes da unidade e é realizada de forma intercalada com as Oficinas de Horta e de Reciclagem. De acordo com a coordenadora pedagógica da EMEB, Leslie Savietto, a implementação do xadrez na unidade proporcionou vários ganhos nos diversos conteúdos. “Com os jogos, as crianças passaram a trabalhar a concentração, que é estendida para a grade como matemática, história e língua estrangeira”, explica.
Kaillainy Roberta Oliveira Leonel, 10 anos, estudante do 5° Ano, não conhecia o xadrez. Se encantou e identificou muitas vantagens na prática constante do jogo. “Eu percebi que estou pensando mais, não resolvo as coisas sem estudar exatamente o que poderá acontecer e como resolver. Fiquei mais concentrada e focada”, argumenta.
Jhennifer Martins de Melo, 8 anos, estudante do 3º Ano, conheceu em casa os benefícios do jogo. “Minha irmã aprendeu na escola e nós jogamos com nossa mãe. É um jogo desafiador, que exige que a gente pense muito antes de movimentar as peças”, conta a menina.
“Além de ensinar a concentrar, a ter foco e atenção, o xadrez também nos ensina a ter respeito pelos adversários. São valores que levamos para tudo na vida”, conta Sara Magalhães, 10 anos, que chegou às partidas finais do torneio.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original