Governo avança na construção de Portal de Empregabilidade 

Publicada em 29/11/2019 às 13:24
Um portal que coloque em contato empresas, agências de emprego, Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT e candidatos a uma vaga de emprego: essa é a proposta do Portal da Empregabilidade, que está sendo construído pela administração Luiz Fernando Machado, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O assunto foi tema de  um novo encontro nesta quinta-feira (28) no Paço Municipal, reunindo gestores e representantes da administração municipal e de agências de recrutamento e seleção de pessoal.
O gestor da UGGF, José Antônio Parimoschi, destacou que a meta é entregar a nova ferramenta no início do próximo ano. “A crise está passando, mas deixou uma legião de desempregados no País e precisamos tomar medidas na direção de ajudar a reverter este quadro. Apesar das medidas relacionadas à geração de emprego terem mais energia no âmbito da atuação do governo federal, a administração municipal tem tomado a dianteira para oferecer soluções que melhorem a situação da economia local e contribuam para a criação de novas oportunidades de emprego, trabalho e renda. E isso só se consegue se o poder público articular os diversos atores que podem contribuir nessa direção. Já ouvimos as empresas, as escolas técnicas e as faculdades. Agora estamos ouvindo as agências de emprego para reunir o máximo de informações num único local para facilitar a vida daquele trabalhador que está chegando ao mercado de trabalho pela primeira vez ou que está buscando uma recolocação”, afirmou. Também participou da reunião o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante, que apresentou números sobre o mercado de trabalho em Jundiaí.
O portal, que está sendo desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun),  permitirá que o candidato faça um breve cadastro, inserindo um ‘mini-currículo’ e sua área de interesse. Ao mesmo tempo, as empresas terão acesso a essas informações e divulgarão suas vagas e necessidades específicas, quando for o caso. Também haverá um conjunto de informações básicas para orientar o trabalhador a se preparar de forma adequada para a vaga de emprego, desde a elaboração do currículo, documentação necessária até dicas de postura, comportamento, atributos profissionais que podem ser destacados, entre outras. Além disso, o portal disponibilizará notícias e links relacionados ao mercado de trabalho e dicas para os candidatos terem sucesso na confecção de currículos e durante entrevistas.

No encontro desta quinta, representantes das agências de RH puderam dar sugestões sobre o que poderia constar no portal e como torná-lo mais eficiente

No encontro de quinta-feira, os representantes das agências de RH puderam dar sugestões para a construção deste novo portal, bem como para tornar o projeto o mais eficiente possível. Participaram representantes das agências Nova RH, Luandre, CV.Com, WCA, Rhadar, People e Expert, além de representantes das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Assessoria de Políticas para a Juventude (ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil – UGCC) e Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) da Unidade de Gestão de Educação (UGE).
 “O portal está quase pronto; veremos agora como cada um pode contribuir para colocá-lo no ar em breve. Afinal, uma das principais metas do governo Luiz Fernando Machado é melhorar o ambiente de negócios da cidade, atrair mais empreendimentos produtivos e gerar emprego e renda para os trabalhadores da cidade”, afirmou o gestor da UGGF, reforçando o protagonismo do poder público municipal. “A maior parte das prefeituras não é proativa desta forma; nós estamos nos antecipando, e já obtendo sugestões de diversas áreas, para oferecer um serviço que possa alavancar a economia e melhor a vida das pessoas e ajudar o Brasil a superar essa crise”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/29/prefeitura-reune-propostas-para-novo-portal-da-empregabilidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original