Congresso sobre Primeiríssima Infância reúne 12 cidades

Publicada em 30/11/2019 às 21:16

O auditório Elis Regina, no Complexo Argos, foi palco na manhã deste sábado da segunda edição do Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que reuniu representantes de 12 cidades do estado. O evento está alinhado com as ações desenvolvidas pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado para o programa “Jundiaí Cidade das Crianças”.

Os participantes compartilharam experiências exitosas realizadas para a Primeira Infância, que engloba crianças entre 0 e 6 anos de idade, nos setores de Saúde, Educação e Assistência Social, entre outros.

Marcaram presença os gestores jundiaienses Vasti Ferrari Marques (Educação) e Marcelo Peroni (Cultura), além de Cassia Capri (representando a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social – UGADS), Sylvia Angelini (Planejamento Urbano e Meio Ambiente – UGPUMA) e Andreia Pinho de Souza (Promoção da Saúde – UGPS). Vieram ainda pessoas de São Paulo, Itatiba, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva, Santos, Cabreúva, Jarinu, Sumaré, Louveira e Indaiatuba.

“Este congresso tem uma relevância muito grande. Precisamos pensar na criança desde que ela está no ventre da mãe. Pensar na teoria e na prática, além de ter várias áreas promovendo o melhor para dignificar o país. As crianças são fontes de energia para trabalharmos por um mundo melhor”, disse Vasti.

Gestora Vasti Marques conversou com representantes de outras 11 cidades paulistas

Gestora Vasti Marques conversou com representantes de outras 11 cidades paulistas

Durante todo o sábado o Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância teve várias palestras e a apresentação de 64 trabalhos de boas práticas ligadas à Primeira Infância. “A iniciativa ajuda a rede de proteção à criança a se multiplicar entre as cidades”, destacou a diretora do Departamento de Educação Infantil da Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí (UGE), Thaís Silva Nonô.

“Os 14 trabalhos escolhidos como os mais relevantes foram apresentados no palco do auditório, sendo que cada responsável teve uma hora para esta explanação. Os outros 50 foram representados no local do congresso em forma de banners”, contou Rita Stringari de Francesco, articuladora do programa de Primeiríssima Infância na cidade. “Este evento, na comparação com o de 2017, foi maior em quantidade de trabalhos trazidos pelos profissionais, sem falar na diversidade de áreas”, completou Rita.

Rita e Thaís valorizaram a troca de experiências entre os participantes do congresso

Rita e Thaís valorizaram a troca de experiências entre os participantes do congresso

Um destes trabalhos expostos no Elis Regina foi o Grupo de Trabalho Criança na Cidade: um instrumento de priorização da infância em Jundiaí”, que abrange especialistas de diferentes áreas do município.

Itatiba
Também mereceu destaque o projeto “Veja Bem”, de autoria da primeira-dama de Itatiba, Mayara Aparecida Lopes de Oliveira. “Foram feitos testes de visão em 2.347 crianças, de 0 a 5 anos, do Ensino Infantil da cidade. Tiveram algum problema para enxergar, interpretar ou fazer desenhos 855 meninos e meninas (36% do total)”, revelou Viviane Prates, coordenadora da Atenção Básica de Itatiba.

“Este tipo de congresso é fundamental para a troca de experiências. Crianças são seres em formação, seres únicos, com necessidades que devem ser valorizadas”, completou Viviane.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/11/30/congresso-sobre-primeirissima-infancia-reune-12-cidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original