Cultura reforça função do Cadastro de Artistas para a contratação de projetos

Publicada em 04/12/2019 às 19:47

Cerca de 20 artistas participaram, na noite dessa terça-feira (03), de mais uma edição do “Café com Artistas” no Complexo Fepasa. O programa, criado pela Prefeitura em 2017, é uma iniciativa para reforçar o diálogo da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com a classe artística do Município, e trouxe como pauta para o encontro a ferramenta de inclusão de projetos no Cadastro de Artistas para a contratação para eventos da Prefeitura.

Segundo o diretor de Cultura da UGC, João Carlos De Luca, que conduziu o encontro, o Café foi marcado para esclarecer algumas dúvidas que ainda persistem entre os artistas. “Percebemos que ainda muitos artistas realizam o seu cadastro no sistema, mas não fazem a inclusão de projetos, o que não basta para as contratações. Por isso, o encontro dessa noite, para reforçar essa necessidade e esclarecer dúvidas”.

Auditório com pessoas de costas sentadas, com homem sentado á frente, falando no microfone, com telão ao fundo

João Carlos reforçou a necessidade de inclusão de projetos no Cadastro de Artistas

O Cadastro de Artistas, também lançado em 2017, é uma ferramenta online, desenvolvida em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), que fica hospedada no site da Cultura. Além das contratações dos artistas para os eventos da agenda cultural municipal, qualquer pessoa ou empresa interessada em realizar contratações pode acessar o banco de dados. Atualmente, o Cadastro possui mais de 1200 artistas inscritos.

Além de reforçar a necessidade da inclusão de projetos, com a aproximação da 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos, João Carlos também enfatizou que, diferente do ano passado, em que foi aberto chamamento especial para o evento, a partir de agora, a inclusão de projetos não é mais por evento, mas por tempo indeterminado. “Desde que o artista incluiu um projeto e ele se encontrar atualizado, ele permanece válido. Inclusive, criamos um novo ambiente, chamado de “Casa do colono”, para que os atores interessados em integrar o receptivo da Festa possam incluir este projeto específico.”

Vitor Poli, de 25 anos, está no início de sua carreira como cantor e participou do Café acompanhado da namorada, Thaís Marcolino, para conhecer melhor o Cadastro. “Soube deste encontro por meio da minha mãe, que é servidora municipal. Vim para conhecer esta funcionalidade, já que tudo que aprendemos contribui para a carreira. É importante saber quais as propostas e apoios da Prefeitura para a classe artística”.

Durante o encontro, além da apresentação do sistema, foram tiradas dúvidas dos presentes e realizadas simulações de inclusão de projetos para esclarecimentos.

Para os artistas que ainda tiverem dúvidas sobre o Cadastro, a UGC mantém um canal aberto para atendimento presencial. Artistas interessados devem somente agendar um horário pelo telefone 4585-9750.

Mulher e homem sentados em cadeiras, conversando

Para Vitor, é importante saber as propostas da Prefeitura para a classe artística

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/04/cultura-reforca-funcao-do-cadastro-de-artistas-para-a-contratacao-de-projetos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original