Cultura e Conselho apresentam balanço de atividades do ano

Publicada em 05/12/2019 às 17:36

Foram realizados na noite dessa terça-feira (04) os balanços das atividades realizadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) durante este ano. Participaram do encontro realizado no auditório da Fatec Jundiaí cerca de 40 pessoas, entre conselheiros e servidores da UGC.

A presidente do CPMC, Rosana Congílio, e os representantes de cada Câmara Setorial indicaram as atividades realizadas ao longo deste ano, incluindo as ações em parceria com as atividades da agenda cultural da Prefeitura, como o Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju), Encontro de Corais, Enredança e o Festival de Curtas-Metragens; a ação com os corpos artísticos municipais, como a Cia. de Teatro, a Cia. Jovem de Dança, o Coral Municipal e a Orquestra Municipal; e a atuação na programação da Festa da Uva e Expo Vinhos e no Mês da Consciência Negra.

Auditório com pessoas sentadas e um homem e uma mulher em pé, á frente, apresentando

Conselho e Unidade de Gestão fizeram os balanços das atividades desenvolvidas

Um dos pontos positivos apontados pelo Conselho foi a 1ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), realizada em novembro deste ano, com atividades como rodas de conversa e apresentações, e uma programação integrada à JundComics, no Parque da Uva, e à exposição “Alagoas: linguagens, artes e cores”, no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.

CONFIRA AS FOTOS DA 1ª FLIJ

No encontro o gestor da UGC, Marcelo Peroni, apresentou os números crescentes de público nas atividades realizadas pela Prefeitura, os programas municipais e as melhorias realizadas nos equipamentos culturais. “Até outubro, os públicos no Solar, Polytheama e Pinacoteca totalizaram quase 150 mil pessoas. Já as apresentações e capacitações propostas pelas Cias. de Teatro e Jovem de Dança e pela Orquestra atingiram quase 30 mil crianças e adultos. Isso sem contar os números de inscritos para o Enredança e Festeju, por exemplo, que aumentaram e vieram de um maior número de Municípios”.

Marcelo apresentou também os dados sobre a elaboração do Plano Diretor para o Complexo Fepasa e sobre a Pesquisa de Hábitos Culturais. Realizada pela Fatec por contratação da UGC, a pesquisa está concluída e será apresentada ao Conselho no próximo ano.

Compõem o CMPC as câmaras setoriais de Arquitetura, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual e Cultura Digital, Circo, Consumidores de Cultura, Cultura LGBT, Cultura Popular e Tradicional, Cultura de Etnias, Dança, Ensino Superior, Espaços Culturais, Literatura, Música, Produtores e Teatro.

Salão de prédio histórico com crianças uniformizadas pintando em folhas de sulfite no chão

FLIJ trouxe atividades no Solar do Barão, Praça da Matriz e Parque da Uva

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/05/cultura-e-conselho-apresentam-balanco-de-atividades-do-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original