Guardiã Maria da Penha apresenta ações a Conselhos Municipais

Publicada em 05/12/2019 às 18:00

Agentes de segurança especializados reforçam que é preciso garantir mais informação: trabalhar homens e mulheres, ampliar os mecanismos de denúncia

A ampliação de ações da Guarda Municipal por meio dos novos serviços do programa Patrulha Guardiã Maria da Penha foi apresentada nesta quinta-feira, 05, ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

Este trabalho foi apresentado em atividade promovida no Centro Municipal de Capacitação e Formação Permanente do Magistério “Professor Paulo Freire”, que contou ainda com a participação de integrantes da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Jundiaí), dentre outros representantes sociais.

Presidente do Conselho da Mulher, Ana Cristina Carlos destacou que a atividade com a presença da Patrulha Maria Penha é importante para estreitar laços com os conselhos municipais, unificando ações de impacto social.

Em 2020, novos encontros de perfil descentralizados serão propostos. “Queremos contribuir com o acolhimento da mulher em situação de violência; podermos estar cada vez mais próximos, a sociedade civil mais participativa e integrada. O feminicídio é um crime hediondo e precisa ser banido”, declarou Ana Cristina.

Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a GM Melo fez uma rápida abordagem sobre o avanço da legislação que combate a violência contra as mulheres e como é necessário consolidar políticas públicas de proteção. “Temos um longo caminho a percorrer. Fortalecer para denunciar o agressor mais próximo, e também os demais que ameaçam. Atender cada vez mais e melhor para levar a conscientização”, ressaltou.

 

Resultados visíveis

Durante o mês de novembro a patrulha especial realizou 15 novas entrevistas a mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar. Neste período fez 210 rondas em locais indicados pelas assistidas do Programa para a fiscalização de suas Medidas Protetivas de Urgência.

A equipe especializada atua desde o dia 15 de julho de 2019 e já recebeu um total de 114 Medidas Protetivas de Urgência do Ministério Público, realizando um total de 953 rondas com o propósito de garantir o cumprimento destas medidas.

 

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/05/guardia-maria-da-penha-apresenta-acoes-a-conselhos-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original