Conselho Municipal discute plano estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicada em 06/12/2019 às 19:10

Como será Jundiaí em termos de ciência e tecnologia em 2050? O aprimoramento de um Plano Estratégico Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi o tema principal da última reunião do ano, realizada na tarde desta sexta (6), do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no auditório do Paço Municipal. O evento teve à frente os gestores de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Messias Mercadante, e Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

O Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação – Jundiaí 2050 é um documento elaborado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a participação de membros do Poder Executivo e Legislativo, professores, empresários e colaboradores, contendo cenários, projetos e metas para direcionarem a administração municipal.

O Planejamento Estratégico é um documento elaborado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se reuniu nesta sexta (6)

No encontro desta sexta, o texto foi compartilhado com os integrantes do Conselho para que, dentro de um mês, sejam devolvidos sugestões e acréscimos que, por sua vez, serão disponibilizados online, para participação dos cidadãos.

Também foram apresentados dados sobre as ações realizadas em 2019 na área, como os resultados da Incubadora Tecnológica – em 2017, eram 13 incubados; este ano são 35, entre residentes e não residentes, além de seis cafés tecnológicos realizados – com mais de 250 participantes – e mais de 200 alunos visitantes dentro do projeto Incubadora de Portas Abertas.

A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da UGDECT, Mariana Savedra Pfitzner, anunciou durante o encontro o aditamento do termo de cooperação com a Softex, que administra a incubadora. “Muitas pessoas têm buscado a incubadora e esses números nos deixam muito felizes”, afirmou. A diretora ressaltou a qualidade do serviço prestado, principalmente a mentoria e os cursos ministrados, entre eles o de Oratória Empresarial e o de Empreendedorismo e Inovação.

“A Incubadora é, hoje, um dos pontos altos do cenário de ciência e tecnologia em Jundiaí, sendo procurada por empresas multinacionais que desejam compartilhar esse conhecimento”, afirmou o gestor Messias Mercadante. Já o gestor da UGGF destacou outras atividades em andamento. “O FabLab e os cursos oferecidos pela TVTEC mostram que estamos usando os espaços disponíveis para incentivar o desenvolvimento tecnológico, com ações pautadas pela responsabilidade”, afirmou Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/06/conselho-municipal-discute-plano-estrategico-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original