Jundiaí 364 anos: Prefeitura entrega a revitalização do Centro de Convivência do Idoso

Publicada em 09/12/2019 às 19:34

O prefeito Luiz Fernando Machado entregou, na tarde desta segunda-feira (09), a revitalização do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Cidade Administrativa. A entrega faz parte da programação em comemoração pelos 364 anos de Jundiaí e foi realizada um dia após o Município receber do governo do Estado de São Paulo o Selo Pleno do Programa SP Amigo do Idoso.

CONFIRA AS FOTOS

O prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou os índices favoráveis do Município que, de acordo com a Fundação SEADE, tem atualmente mais de 67 mil habitantes com mais de 60 anos. E no ano passado, o Município se destacou como a 7ª melhor cidade em qualidade de vida para idosos, dentre 150 municípios com mais de 150 mil habitantes, em uma pesquisa realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Luiz Fernando destacou que tais qualidades permitiram à cidade ganhar mais um reconhecimento, ao receber, do Governo Estadual, o Selo Pleno do SP Amigo do Idoso. “É com alegria que entregamos a revitalização do CCI, estimulando o envelhecimento saudável, reforçando que desenvolvimento e qualidade de vida devem caminhar juntos”, ressaltou.

Desativado desde fevereiro de 2016, o prédio ficou sem atividades até a instalação do CCI nos últimos meses. Com o fechamento à época, o serviço lá prestado, na modalidade “Centro Dia” (ou creche do idoso), foi transferido para a Cidade Vicentina, sendo ainda assim custeado pela Prefeitura.

Para a reforma completa e adaptação do prédio para o serviço, no valor de cerca de R$ 250 mil, foram custeadas pela empresa Ambev, com recursos destinados em dezembro de 2016 ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Fumdipi) e destinação aprovada pelo Comdipi em julho de 2017.

Grupo de pessoas perfiladas, no entorno de uma placa sendo descerrada

Entrega da revitalização do CCI foi realizada um dia depois de Jundiaí ganhar o Selo Pleno SP Amigo do Idoso

A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, Nádia Taffarello Soares, externou a importância do passado para a construção do futuro. “Quis nesta tarde homenagear três pessoas fundamentais para este espaço. São elas a senhora Marialice Fossen, primeira-dama e responsável pela Assistência Social à época da inauguração da antiga creche do idoso; a Célia Marques, diretora à época; e o senhor Milton Calzavara, que, enquanto presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), articulou com a UGADS a destinação do Fundo Municipal para as reformas do prédio”.

As amigas do Jardim Santa Gertrudes Heide Crespo, de 77 anos, e Lídia da Silva, de 70, fizeram questão de prestigiar a festa. “Esta é só a quarta vez que participo das atividades, mas certamente serei uma frequentadora. Danço desde muito jovem e este baile com o Toninho Clareti é sempre um sucesso”, comemora Heide.

As alunas da oficina de voluntárias de bordado Lourdes Castaldo, Maria Sanches, Thereza Dias e Vera Nascimento expuseram orgulhosas o fruto do trabalho. “Já fizemos entregas no Cras Novo Horizonte e no Hospital Universitário. É um prazer poder fazer o bem. Quem quiser doar lã e os demais itens para os kits pode colaborar muito com nosso grupo”, sugere Nilza.

Como o trabalho desenvolvido envolve dois equipamentos da UGADS, o programa foi carinhosamente batizado de “Da Assistência para a Assistência”. Os kits contêm roupas e mantas confeccionadas nas oficinas, além de fraldas e outros itens de higiene.

Duas mulheres idosas dançando, sorrindo

Lídia e Heide aproveitaram animadas o baile de inauguração do espaço

Também participaram da solenidade a presidente do Comdipi, Teresa Borçari; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Faouaz Taha; o assessor de Políticas para o Idoso da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Vitório Ângelo Durigati, e outras autoridades.

Ao longo do dia, foram realizadas diversas atividades culturais e intervenções artísticas para todas as idades, além da montagem de uma Rua de Brincar do programa Cidade das Crianças e atividade oferecida pela TVTEC. A bateria da Escola de Samba Leões da Hortolândia encerrou a programação.

Serviço
O CCI fica na avenida Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa, próximo ao Terminal Hortolândia. Com capacidade para até 300 pessoas, o espaço oferece como atividades oficinas de Kendô, Maracatu, Meditação e Orientação Psicológico, Bordado, Massagem Terapêutica, Yoga, confecção de cordão de óculos, Artesanato, Técnicas de Pintura e Desenho, Dança Cigana, Ginástica Corporal, Alongamento, Oficina da Memória, Violão e outros.

Além do CCI, o Centro de Referência do Idoso (Criju), localizado no Complexo Argos, e Criju Itinerante nos bairros também oferecem atividades voltadas aos idosos do Município.

Os interessados em participar devem ter mais de 60 anos, residir em Jundiaí e, para a inscrição, devem ir pessoalmente aos equipamentos munidos de CPF, RG, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS) e, se tiver, também o número do NIS (emitido pelo Cadastro Único). Mais informações e horários de realizações das oficinas podem ser obtidos pelos telefones (11) 4587-4664 (Criju) e 4521-6984 (CCI).

Além das apresentações culturais e das intervenções artísticas, as participantes do grupo de bordado expuseram seus trabalho

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/09/jundiai-364-anos-prefeitura-entrega-a-revitalizacao-do-centro-de-convivencia-do-idoso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original