SIPAT do São Vicente tem início com palestra sobre Síndrome de Burnout

Publicada em 09/12/2019 às 17:45

Matheus Gomes destaca a importância dos cipeiros e do SESMT na prevenção de acidentes

No início da tarde desta segunda-feira, dia 09, foi aberta a programação da 27ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). A programação inclui uma série de palestras voltadas para a segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores, o que acaba refletindo num atendimento mais eficiente aos pacientes.

O psiquiatra Roger Lovera foi convidado para abordar a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Segundo o psiquiatra, as três categorias com diagnóstico mais frequente são trabalhadores da área de saúde, professores e cuidadores. “Geralmente a síndrome acomete pessoas que trabalham em organizações hierárquicas e que passam constantemente por situações de pressão e conflito”.

Lovera explicou que o diagnóstico da síndrome é um pouco complexo, especialmente por ser uma doença descoberta recentemente. “Os sintomas mais comuns são exaustão, despersonalização, distanciamento do trabalho e sensação de ineficácia perante o trabalho”, pontua.

A abertura da Sipat contou com a presença do superintendente do HSV, Matheus Gomes, que ressaltou a importância das ações dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “É essencial garantir a segurança de todos os nossos colaboradores e de nossos pacientes. No decorrer deste ano, com o trabalho deste grupo, aliado ao SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – conseguimos os menores índices de acidentes de trabalho dos últimos 18 anos, isso significa que estamos no caminho certo”, afirma.

A programação segue até o dia 13, com as seguintes palestras “Segurança da Informação e LGPD o impacto da nova legislação no setor de saúde”, com Marcos Fonseca; “Enfermagem forense” com a enfermeira Luciane Martini; “Prevenção de DST” com a enfermeira Ingrid Lucena; “Tabagismo” com Dr. Eduardo Leme; e “Pensar, sentir, querer”, com a Dra. Maria Denize Vieira.

Colaboradores participam da abertura da SIPAT no São Vicente

O psiquiatra Roger Lovera abordou o tema Síndrome de Burnout na abertura da Sipat do HSV

Fotos: Assessoria de Imprensa do HSV

 

Assessoria de Imprensa

Hospital de Caridade São Vicente de Paulo

Erica Fabiola Gáspari – assessoria.imprensa@hsvicente.org.br

Patrícia Pessoto – imprensa@hsvicente.org.br

Telefone (11)4583-8256


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/09/sipat-do-sao-vicente-tem-inicio-com-palestra-sobre-sindrome-de-burnout/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original