Jundiaí 364 anos: Solar do Barão abre a tradicional exposição de presépios

Publicada em 11/12/2019 às 19:25

Ao som do Coral Madrigal Clap, o Museu Histórico e Cultural  (Solar do Barão) abriu na noite dessa terça-feira (10) a tradicional exposição de presépios. A mostra faz parte da programação em comemoração pelos 364 anos de Jundiaí e segue aberta para visitação até o dia 06 de janeiro, com o horário estendido de visitas, durante a semana, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

CONFIRA AS FOTOS

Fazem parte da exposição centenas de presépios e mini-presépios, de mais de 50 expositores e colecionadores, espalhados pelo Museu e jardins do Solar. São instalações de diversos materiais, do tradicional até de materiais recicláveis, pano, crochê e bucha vegetal, também com inspirações das mais diversas, entre as bonecas africanas “abayomi”, tipos andinos e cultura ortodoxa, além de maquetes de cidades, tabuleiro de xadrez e trabalhos das artistas do programa “Jundiaí feito à Mão”.

Também marcam presença estátuas de São Francisco de Assis, supostamente a primeira pessoa a ter montado um presépio, ainda no início do século 13. Durante a exposição, um presépio vivo, com atores encenam a cena natalina nos jardins, interagindo com os visitantes.

Maquete montada em meio a uma sala, com pessoas de costas, cantando para as janelas, e atores vestidos com roupas de época caminhando em corredor

Ao som do coral Madrigal Clap e com a interação dos atores do presépio vivo, exposição foi aberta na noite dessa terça-feira (10)

O gestor da Unidade de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, ressalta o caráter democrático da exposição. “Anualmente o Museu realiza esta exposição, que inclui deste as obras mais clássicas até de outras inspirações e linguagens. Vale destacar a participação de pessoas de todas as idades, de coletivos culturais, escolas públicas e colecionadores, que contribuem para uma montagem capaz de agradar todos os gostos”.

O diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini, resgata as origens da exposição. “Em Jundiaí a tradição da exposição de presépios surgiu em 1978, durante a Festa da Uva e, de lá para cá percorreu diversos espaços da cidade, até chegar ao Solar, em 1997. Externo a minha homenagem à Maria Cristina Castilho de Andrade e ao Sebastião Maia, grandes incentivadores da montagem”.

A noite contou também com a visita de Ricardo Bogus, museólogo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que apontou o presépio montado pelo artista Alex Roch como um de seus preferidos. “Frequento Jundiaí desde a década de 1980. Achei a coleção muito interessante, pois o tema permite uma série de interpretações, do mais tradicional até este, que, por meio da tinta preta, conversa com o recente derramamento de petróleo no litoral nordestino”.

Homem com guarda-chuva na mão, olhando para presépio montado sobre areia, com manchas de tinta preta, sobre prateleira

Bogus elegeu seu presépio preferido entre os que dialogam com fatos recentes

Anna Beatriz Cassimiro, de dez anos, de Várzea Paulista, trouxe a família toda para prestigiar o presépio que ela montou. “Viemos à exposição ‘Alagoas: linguagens, artes e cores’ e ficamos sabendo que a montagem da mostra de presépios era aberta à população. Como a Anna Beatriz queria fazer algo que surpreendesse a expectativa e conversasse com a atualidade, ela escolheu misturar elementos e fazer uma homenagem ao apresentador Gugu Liberato”, explica a mãe Daniele Bianchin.

Fernanda Masotti, diretora da Escola Estadual Maria Jose Maia de Toledo, do jardim São Camilo, veio conferir o trabalho dos alunos da escola, dispostos no novo corredor de exposições do Museu. “Estas obras são resultados do belo trabalho dos alunos de período integral, que transformaram em vitrais de plástico a cena natalina”.

A noite também contou com a apresentação da escola de Samba Caprichosos de Jundiaí, do Vetor Oeste, que animou o calçadão da Rua Barão de Jundiaí.

Foto posada de homem, duas mulheres, um menino e uma menina, com presépios montados sobre estante ao fundo

Os parentes da jovem Anna Beatriz vieram ao Solar para prestigiar a instalação que homenageia o apresentador Gugu Liberato

Mais Jundiaí 364 anos
A programação cultural de aniversário segue com as apresentações de corais na Janela do Solar do Barão até esta sexta-feira (13); a reunião final do Comitê das Crianças com o prefeito Luiz Fernando Machado no Paço, nesta quarta (11), às 19h; o aniversário de um ano do FabLab no Complexo Argos, nesta sexta (13), às 15h; apresentações dos corpos artísticos no Teatro Polytheama, nesta sexta (13) e sábado (14), às 20h; e as projeções de experiências luminosas do espetáculo “Submersos” na catedral Nossa Senhora do Desterro, entre os dias 16 e 20, com sessões às 20h, 20h30 e 21h.

A programação completa do aniversário da cidade pode ser conferida no site.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Confira a reportagem da TVTEC:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/11/jundiai-364-anos-solar-do-barao-abre-a-tradicional-exposicao-de-presepios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original