Em parceria, Prefeitura lança visita do Patrimônio 360 na Câmara Municipal

Publicada em 12/12/2019 às 19:25

Em uma parceria da Prefeitura com a Câmara Municipal, foi entregue na manhã desta quinta-feira (12) a visita virtual pelo Patrimônio 360 pelo prédio do legislativo municipal. O programa, que é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, permite o passeio virtual gratuito dos espaços através de computadores, tablets e smartphones, ou até mesmo a partir da leitura de QR Code, de modo integrado à plataforma do Google Maps.

FAÇA A VISITA VIRTUAL

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da UGC, Marcelo Peroni, contextualizou a entrega como mais um presente ao Município, que comemora seu aniversário de 364 anos. “A Cultura não existe sem pessoas. E para que o público vá ao teatro, à exposição, temos feito um forte trabalho de preservação e manutenção. A Pinacoteca, do outro lado desta rua, por exemplo, que recebeu somente 1600 visitas em 2016 já atingiu, em outubro, a casa dos 6600 visitantes, somente neste ano. As visitas virtuais do Patrimônio 360 certamente têm parte no incremento das visitações, já que as plataformas digitais geram curiosidade e incentivam a busca pelo conhecimento”.

Plenária da Câmara Municipal, com pessoas sentadas e autoridades falando à frente

Câmara é o sexto lugar que pode ser visitado pelo “Patrimônio 360”

De acordo com o presidente da casa, o vereador Faouaz Taha, a novidade abre as portas da Câmara de acordo com os novos tempos. “Agradeço a parceria com a Prefeitura, por meio da Cultura, ao fazer com que este programa abrace também a Câmara Municipal. Isto reforça a importância do corredor cultural existente na rua Barão de Jundiaí, onde estão localizados outros dos equipamentos em que já existe a visita pelo Patrimônio 360”.

O diretor do DPH, William Paixão, ressaltou a importância da entrega. “Com esta instalação, Jundiaí entra num seleto grupo de casas de lei que podem ser visitadas pela internet, isso num contexto global. Por isso, cumprimento o presidente da Câmara, que foi o autor da lei nº 9.279/2019, que torna o Mês do Patrimônio um evento do calendário municipal. Somado a isso, não posso deixar de mencionar outros programas patrimoniais, como o “Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio”, que já atendeu quase dez mil crianças em Jundiaí; os depoimentos de personalidades pelo “E também por mim Jundiaí se fez grande”; e a Rota Turística do Centro Histórico”, apresentou, aproveitando para divulgar a Carta de Jundiaí, documento de intenções fruto do 7º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, realizado em agosto, em parceria com a Fatec.

Até o momento, seis são os equipamentos que podem ser visitados pelo programa: o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, Teatro Polytheama, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e o Fab Lab. Como diferencial, a visita integra os dois prédios da Câmara: a Plenária e o Anexo.

Pessoas ao redor de placa, descerrando-a

Placa descerrada será instalada na frente do prédio, contendo o QR Code que também permite a visitação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Câmara Municipal


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/12/em-parceria-prefeitura-lanca-visita-do-patrimonio-360-na-camara-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original