Jundiaí 364 anos: Prefeito apresenta o “Mundo das Crianças” durante reunião final do Comitê

Publicada em 12/12/2019 às 15:38

Como parte da comemoração pelos 364 anos de Jundiaí, o prefeito Luiz Fernando Machado participou, na noite dessa quarta-feira (11), da reunião final do Comitê das Crianças. Após apresentar às crianças o gabinete do 8º andar do Paço Municipal, o grupo deslocou-se ao auditório, lotado de outras crianças, familiares e amigos.

CONFIRA AS FOTOS

As crianças então apresentaram ao prefeito o documento com as propostas e sugestões para que, por meio da implantação de políticas públicas, Jundiaí se torne, cada vez mais, numa “Cidade das Crianças”. Após apreciação e indicação de andamentos aos gestores da Prefeitura, Luiz Fernando apresentou aos presentes o parque “Mundo da Criança”, que já se encontra em construção pela Prefeitura e pela DAE, ao lado do Parque da Cidade.

O Comitê é um órgão consultivo, composto por 28 crianças, eleitas por sorteio, de todas as regiões do Município. A iniciativa faz parte do programa “Cidade das Crianças” e sua composição é uma das exigências da Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças, à qual Jundiaí aderiu em outubro do ano passado, como primeira cidade do Estado. Tendo participado do primeiro encontro, em 27 de abril no Complexo Fepasa, era prevista a participação do prefeito neste último encontro, para analise das demandas do grupo.

Homem em pé, atrás de mesa, composta por crianças

Voltando a se reunir com o Comitê, Luiz Fernando recebeu as propostas e sugestões das crianças

No documento entregue pelas crianças estão apontadas como propostas a construção de praças com espaços para brincadeiras nos bairros da cidade e a instalação de radares em frente às escolas para reduzir a velocidade dos veículos.

O documento aponta ainda como sugestões a construção de um parque público com brincadeiras para crianças de todas as idades, o aumento de aulas extracurriculares nas escolas, o reforço da iluminação e instalação de câmeras de segurança, a redução da poluição, reforço na arborização e a proibição da venda de armas à população.

Seriedade
Luiz Fernando retomou o diálogo que teve com as crianças no primeiro encontro e deu andamento à reunião. Segundo ele, o trabalho desempenhado merece respeito porque levou em consideração não só as fragilidades do Município, mas, principalmente, as potencialidades e as diversidades de cada bairro e região.

“E eu reitero nesta ocasião a minha fala de que uma cidade boa para as crianças é boa para todo mundo e, vendo alguns apontamentos, como o pedido de redução da velocidade dos carros, identifico as nossas falhas enquanto adultos e como devemos repensar a sociedade. Mas é também motivo de alegria saber que eu tinha preparado para o nosso encontro a apresentação do ‘Mundo das Crianças’ e vocês tinham como demanda a construção de um parque infantil”, declarou o prefeito.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, que conduziu os encontros do Comitê, os temas brincar, segurança, espaço público e natureza foram os que mais permearam os encontros. “Além das reuniões ordinárias no Complexo Fepasa, levamos as crianças à Pinacoteca, Solar do Barão e Polytheama, além das atividades promovidas pela Cultura, como o Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) e o Encontro de Corais. É incrível a percepção delas sobre a cidade e como traziam às reuniões as demandas absorvidas dos amiguinhos da escola”.

Homem em pé, falando ao microfone, com pessoas sentadas em auditório

Para o auditório lotado, Luiz Fernando apresentou o “Mundo doas Crianças”

Mundo das Crianças
Com área verde de 250 mil metros quadrados, o que corresponde a 25 campos de futebol, o “Mundo das Crianças” já está sendo construído ao lado do Parque da Cidade, na fase de terraplanagem. Com 12 quadras, cinco praças, algumas delas com fontes interativas, pista de skate, parkour e ciclovia, o parque será, segundo o prefeito, um espaço educativo por meio do contato com a natureza.

Para Luiz Fernando, o desenvolvimento infantil depende do contato com a natureza. “Subir em uma árvore pode representar a superação das barreiras e desafios que às vezes a vida nos impõe. A criança aprende melhor quando se associa e se apropria do ambiente que a cerca”, refletiu.

As 75 crianças presentes ao encontro assinaram com nome, idade e bairro de residência um documento, inserido, junto com o documento final do Comitê, em uma cápsula do tempo, no mesmo formato do foguete de 25 metros de altura que estará entre os principais atrativos do Mundo das Crianças. Uma bola de gude também foi guardada na cápsula, a fim de retratar às crianças do futuro uma brincadeira do passado. A cápsula será enterrada no local onde será construído o parque e será reaberta daqui a dez anos.

Foto posada de casal, com criança no colo e outra criança em pé, com vão livre de prédio ao fundo

A família do Gabriel Lima prestigiou a última reunião do filho no Comitê

Despedida
Membro do Comitê, Gabriel Lima, de dez anos, representou o comitê no Circuito Urbano 2019, evento do ONU no Município, em outubro. Acompanhado do pai Zanderlei, da mãe Lídia e do irmão Daniel, de cinco anos, moradores do Ivoturucaia, Gabriel aconselha que as crianças de Jundiaí se inscrevam para o Comitê “Esta é uma boa oportunidade, pois permite que você dê sua opinião sobre o que quer de melhorias para a cidade”. A mãe atesta a evolução do filho. “Ao longo deste ano, o Gabriel perdeu a timidez, tornou-se mais atento aos compromissos e se desenvolveu bastante na escola. Como ele fez parte do primeiro ano do Comitê, isso sempre gerou curiosidade entre os colegas da escola e a professora trazia sempre essa pauta para a sala de aula”, comemora.

Moradores do Parque Centenário, os pais Samuel Calixto e a mãe Gislaine também acompanharam a Analice, de dez anos, na reunião final. Segundo a filha, “a atividade mais interessante foi o contato com as obras de arte da Pinacoteca. Vou sentir saudades de tudo e de todos, principalmente em ajudar a melhorar Jundiaí”. Já para a mãe, “a participação da Analice no Comitê aumentou seu interesse e atenção às questões do bairro e nos projetos da Prefeitura”.

Também participaram da reunião os gestores e diretores que integram o Grupo de Trabalho das Crianças da Prefeitura, as crianças premiadas pela Olimpíada de Matemática da China, da Olimpíada de Redação e do “Prêmio Cidade Inteligente, Eu Faço!”, pelo programa Escola Inovadora, além de crianças moradoras do Jardim Fepasa.

Foto posada de dois homens adultos e dez crianças

Crianças posaram com o prefeito e com o gestor para a última foto do grupo

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Confira a reportagem da TVTEC:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/12/jundiai-364-anos-prefeito-apresenta-o-mundo-das-criancas-durante-reuniao-final-do-comite/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original