Jundiaí 364 anos: com Polytheama em festa, Prefeitura comemora o aniversário do teatro centenário

Publicada em 14/12/2019 às 11:35

Para celebrar os aniversários de 108 do teatro e de 364 anos de Jundiaí, o Polytheama ficou em festa na noite dessa sexta-feira (13), com a apresentação de “Clássicos em Movimento”. Num esforço coletivo do Coral Municipal, Cia. de Teatro, Cia. Jovem de Dança e Orquestra Municipal, os quatro corpos artísticos do Teatro mantidos pela Prefeitura, o concerto cênico e visual misturou no palco o repertório musical com a encenação dos atores e bailarinos e a reprodução de telas e afrescos famosos. O espetáculo volta a ser apresentado neste sábado (14), às 20h.

CONFIRA AS FOTOS

Com repertório musical barroco e natalino, nas composições de Bach, Händel e Vivaldi e proposta multimídia, o espetáculo envolveu o diálogo da Orquestra com as vozes do Coral e convidados e com o Teatro e a Dança, dando vida a “O Sepultamento de Cristo” de Caravaggio, “A Última Ceia” de Da Vinci, “O Nascimento de Vênus” de Botticelli e outros clássicos de Rafael Sanzio, Michelangelo e Velázquez, reproduzidos no fundo do palco.

Palco de teatro, com iluminação sobre músicos e atores encenando, com painel luminoso ao fundo

O pecado original e a expulsão do Paraíso, episódios afrescados por Michelangelo na Capela Sistina, foi uma das encenações da noite

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, classificou a noite como um presente. “Ter um teatro com este valor histórico e cultural, comemorar seu aniversário com o da cidade e unir os corpos artísticos são um grande presente que é entregue hoje à população. Com alegria, comemoramos os trabalhos que temos aqui realizado, como a aplicação de verniz, visando à segurança das pessoas e do patrimônio, além da assinatura para a instalação do tão aguardado ar condicionado, garantindo o conforto de quem se apresenta e de quem assiste aos espetáculos”, explicou o gestor ao público, que agradeceu com palmas.

“Clássicos em Movimento” é uma concepção de Carla Candiotto (também responsável pela direção geral), Alex Soares, Claudia Feres e Vasti Atique, diretores dos corpos artísticos, e de Wagner Nacarato, diretor do Departamento de Teatros da (UGC), Wagner Nacarato.

Segundo Nacarato, a união dos corpos artísticos faz um resgate da força total da Arte e do trabalho da intersecção entre as linguagens. “Esse era um sonho antigo, desde a criação dos corpos. Ao longo deste ano, experimentamos a união de alguns deles, mas a noite dessa sexta coroou a interação deles todos, com a integração das artes plásticas, o que mostra ao público a força que ganham juntos”.

Moradora do jardim Tamoio, a atriz Alana Antonietti, soube do espetáculo por meio das redes sociais da Cultura. “Diante de tantas carências pelo básico no cenário nacional, entendo que Jundiaí está à frente, pois dá importância ao bem que a Cultura faz na vida das pessoas”.

Pessoas olhando com atenção painéis na parede, com duas mulheres vestidas com roupa de época

O público recebeu as boas-vindas das atrizes do programa “Viagem Fantástica”

Quem assistiu ao espetáculo recebeu as boas-vindas das atrizes Carolina Ferretti e Caroline Ungaro, do programa “Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama”, que apresentaram uma versão condensada da apresentação, levando o visitante para uma verdadeira viagem no espaço e no tempo. Entre os eventos tratados na visita estão a inauguração do Pavilhão em 1911, a reforma do Cineteatro em 1928, os tempos áureos das décadas seguintes, a decadência e fechamento em 1975, a movimentação popular e artística que motivaram a compra pela Prefeitura na década de 1980 e reabertura do teatro em 1996.

O espetáculo contou ainda com as participações especiais dos convidados: o Coral Madrigal Vivace de Jundiaí, o grupo Ars Antiqua e o barítono Vinícius Atique.

Palco de teatro, com músicos de orquestra e cantores de coral em arquibancadas montadas dos dois lados

“Clássicos em Movimento” volta a ser apresentado neste sábado (14)

Reapresentação
A distribuição gratuita na bilheteria do Teatro Polytheama segue neste sábado (14), a partir das 10h, para a reapresentação do espetáculo, que começa às 20h. Cada pessoa na fila pode retirar até dois ingressos.

Mais aniversário
A programação cultural de aniversário segue com as projeções de experiências luminosas do espetáculo “Submersos” na catedral Nossa Senhora do Desterro, entre os dias 16 e 20, com sessões às 20h, 20h30 e 21h; e a exposição de presépios no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, até o dia 06 de janeiro.

A programação completa do Jundiaí 364 anos pode ser conferida no site.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Confira a reportagem da TVTEC:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/14/jundiai-364-anos-com-polytheama-em-festa-prefeitura-comemora-o-aniversario-do-teatro-centenario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original