DAE realiza estudos para criação do Plano de Segurança de Barragens

Publicada em 17/12/2019 às 16:19
Plano vai incluir um cadastro técnico das cinco barragens de Jundiaí e a implantação do Plano de Ação e Emergência (PAE).

As cinco barragens da cidade serão avaliadas: represas de Acumulação e de Captação, Moisés, Serra do Japi e Rio das Pedras.

Em atendimento à Política Nacional de Segurança das Barragens e, ainda, à Portaria nº 3.907/2015, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), a DAE Jundiaí inicia, esta semana, os estudos para formulação do Plano de Segurança de Barragens, que inclui um cadastro técnico das cinco barragens de Jundiaí e a implantação do Plano de Ação e Emergência (PAE).

A empresa Hydros Engenharia será responsável pelo trabalho, que deve ser concluído em seis meses. As cinco barragens são as represas de Acumulação e a de Captação (localizadas próximo ao Parque da Cidade e à sede da DAE), Moisés (no Jardim Samambaia), Serra do Japi e Rio das Pedras (Eloy Chaves). A primeira a ser avaliada será a de Acumulação.

De acordo com o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro, o plano prevê duas linhas de ações: o monitoramento das estruturas das represas e as medidas de emergência. “A primeira parte são as adequações que a DAE terá de fazer nas represas, principalmente com relação à instalação de equipamentos de monitoramento na barragem. A segunda será o Plano de Ação e Emergência”, explica.

O PAE será elaborado em conjunto com a Prefeitura e a Defesa Civil e vai mapear as ações em caso de uma possível ruptura ou liberação de ondas de vazão. Entre os tópicos avaliados, estão alcance das áreas inundadas, possíveis danos, sistema de alarme e de comunicação, apoio aos desabrigados e reparos emergenciais.

“Após a conclusão do Plano de Segurança de Barragens, o documento será encaminhado ao DAEE e à Agência Nacional das Águas (ANA), para validação”, complementa Ribeiro. O investimento no estudo é de R$ 450 mil.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Foto: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/17/dae-realiza-estudos-para-criacao-do-plano-de-seguranca-de-barragens/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original