Defesa Civil discute medidas para amenizar efeitos das chuvas de verão

Publicada em 17/12/2019 às 19:38

Uma reunião de trabalho realizada na tarde desta terça-feira (17), no Paço Municipal de Jundiaí, teve como temas principais as chuvas fortes que costumam cair na Região Sudeste do Brasil de dezembro a março e como o Poder Público jundiaiense pode amenizar os efeitos destas tempestades. No encontro, ainda foi apresentada a “Operação Chuvas de Verão 2019/2020”, que é de responsabilidade da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

João Osório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil do município, comandou a reunião, que teve a presença de servidores das unidades de gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) e Casa Civil, além de agentes de trânsito e da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS).

João Osório Gimenez Germano apresentou a Operação Chuvas de Verão 2019/2020

João Osório Gimenez Germano apresentou a Operação Chuvas de Verão 2019/2020

“Nosso objetivo é compartilhar as informações entre todos os servidores de Jundiaí, reforçando a importância de se transmitir a maior quantidade possível de dados, como endereço e bairro da ocorrência, visando prestar o melhor atendimento dentro do menor tempo possível em casos de chuvas intensas”, revelou Gimenez.

O coordenador ainda adiantou que, pela previsão dada pela Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, fevereiro do ano que vem deve repetir o mesmo mês de 2019 como o mais chuvoso do verão na região de Jundiaí. “Seguiremos compartilhando informações pelo grupo criado no WhatsApp dos estágios das chuvas e dos riscos e ocorrências de rachaduras em muros, deslizamentos de terra, quedas de árvores e postes, alagamentos etc”, emendou Gimenez.

Dicas úteis
O responsável pela Defesa Civil do município deu algumas dicas bastante úteis para a população reduzir o risco de incidentes, caso chova forte, com ventos e raios. A primeira delas é ficar atento aos dias e horários de coleta de lixo orgânico e seletivo na cidade. Com isso pode-se evitar deixar sacos plásticos nas calçadas. Em caso de chuva, estes sacos são levados pela água e entopem as bocas de lobo, causando alagamentos.

Gimenez aconselhou os munícipes a não deixar areia e outros restos de construção civil (como pedras por exemplo) nas calçadas, para que a água pluvial possa escoar pelas galerias. “É prudente ainda não atravessar uma via alagada sem saber com certeza a profundidade a ser superada, evitando risco à vida dos ocupantes do veículo e danos ao carro. Em chuva com trovões e raios, fique dentro do carro. Espere a chuva passar, mas antes, se possível, procure uma área descampada. Nunca pare embaixo de árvores, postes e marquises”, lembrou.

Fevereiro deve ser o mês mais chuvoso do próximo verão, segundo a Casa Civil do Estado de São Paulo

Fevereiro deve ser o mês mais chuvoso do próximo verão, segundo a Casa Civil do Estado de São Paulo

Outras sugestões da Defesa Civil de Jundiaí:

– Verifique se as árvores perto de casa estão sadias, sem partes podres e risco aparente de cair em caso de tempestade com ventos e raios;

– Limpe regularmente as calhas de casa (principalmente quando o imóvel tem árvores por perto e as folhas caem nas calhas), facilitando o escoamento da água da chuva;

– Não mexa nem tente cortar árvores e galhos derrubados após tempestades, ainda mais se eles arrancaram fios de alta tensão;

– Se estiver em casa na hora em que os raios caírem tire os aparelhos elétricos das tomadas.

Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 199, da Defesa Civil.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/17/defesa-civil-discute-medidas-para-amenizar-efeitos-das-chuvas/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original