Desafios da acessibilidade universal são tema de palestra

Publicada em 17/12/2019 às 16:10

Acessibilidade pode ser um bom investimento até no aspecto econômico: a afirmação é de Lenita Secco Brandão, engenheira civil especializada na área de acessibilidade e que ministrou, na manhã desta terça, a palestra “Acessibilidade universal: legislação e inclusão social” no auditório do Paço Municipal. A iniciativa foi da Prefeitura de Jundiaí, com promoção do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) e apoio da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência.

“Cerca de 20% da população deixa de ir a algum lugar por falta de acessibilidade”, disse Lenita. “E, como qualquer cidadão, a pessoa com deficiência sai acompanhada, com cônjuge, amigos, família. Investir em acessibilidade na loja ou restaurante não só estimula a inclusão social, como também atinge uma parcela significativa da população economicamente ativa”.

Palestra foi realizada na manhã desta terça (17): acessibilidade como ferramenta de inclusão social

A palestra reuniu estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo para uma atualização da legislação e discussões sobre os desafios da acessibilidade na atualidade. Segundo Gustavo Maion, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), basta se informar. “Existem ferramentas para adaptar todos os tipos de construções, sejam novas ou antigas”, afirmou.

Presidente do CMDPCD, Ivanilde Oliveira de Jesus ressaltou a importância do evento. “O poder público precisa falar sobre esse tema, porque hoje a pessoa com deficiência trabalha, estuda e passeia, sendo membro participante da vida da cidade”.

De acordo com o assessor municipal de Políticas para Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos, ainda há muito desconhecimento e dificuldade para os profissionais se manterem atualizados quanto à legislação. “Queremos sensibilizar os profissionais para o fato de que, com acessibilidade, a pessoa com deficiência poderá interagir de igual para igual com a comunidade”, diz o assessor.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/17/desafios-da-acessibilidade-universal-sao-tema-de-palestra/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original