Rede dá início à validação do Plano Decenal de Assistência Social

Publicada em 17/12/2019 às 19:29

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) apresentou, na manhã desta terça-feira (17) o diagnóstico situacional e territorial para a construção do Plano Decenal de Assistência Social. Após as etapas de diagnóstico nos territórios, a discussão interna em outubro e o diálogo com os usuários da rede em novembro, o Plano chega à sua etapa de apresentação e validação por parte da rede.

No encontro, realizado na Escola de Gestão Pública (EGP), deu-se início à análise das primeiras propostas, etapa que será retomada em janeiro, em data ainda a ser definida, para conclusão total. Participaram do encontro mais de 30 pessoas, entre servidores da UGADS, integrantes dos Conselhos Municipais vinculados, dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e representantes da Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras.

A validade do Plano segue para cumprimento até 2027, já que a contagem de dez anos é feita a partir da realização da última Conferência Municipal de Assistência Social e de suas deliberações.

Foto de costas de pessoas sentadas em auditório, assistindo a uma apresentação

Rede deu início à análise das propostas do Plano

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, apresentou os programas e equipamentos vinculados à Unidade de Gestão. Também citou o aperfeiçoamento do trabalho realizado nos últimos três anos como a adesão ao programa Criança Feliz, o que rendeu a visita de representantes da Fundação Bernard van Leer a Jundiaí e a ida do prefeito Luiz Fernando Machado à Holanda no Festival Urban95.

Nádia também citou a obtenção das três fases do programa SP Selo Amigo do Idoso, a inauguração do Centro de Convivência do Idoso (CCI), a Operação Noites Frias, a realização da Feira Pop no Paço e a inauguração do Banco de Alimentos, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) e com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde.

A gestora-adjunta da UGADS, Maria Brant, ressaltou a construção participativa e democrática do Plano. “Este é um encontro de validação de todas as propostas e discussões que surgiram ao longo da construção deste Plano, mas também ainda é tempo para a legitimação de novas propostas, sensações e vulnerabilidades encontradas ao longo do processo”, refletiu.

Integrante do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), representando o segmento dos usuários do SUAS, Maria do Socorro Sousa, moradora do Tamoio, veio acompanhada do filho Leonardo, de 16 anos. “Sempre participo destas atividades, pois busco informações para auxiliar a população do meu bairro, orientando sobre os encaminhamentos necessários. Participei de todas as fases da construção do Plano e agradeço o incentivo da gestão pela nossa presença”, comentou.

Mulher e rapaz jovens sentados, em foto posada, olhando para a câmera

Maria do Socorro e Leonardo representaram os usuários do SUAS e destacaram a importância da participação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/17/rede-da-inicio-a-etapa-de-validacao-do-plano-decenal-municipal-de-assistencia-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original