Com ‘Guardião da Saúde’, Jundiaí registra 75% de aprovação nos atendimentos

Publicada em 26/12/2019 às 09:14

Um equipamento conectado via internet com a Prefeitura de Jundiaí disponível para que a população faça a avaliação do serviço recebido. O ‘Guardião da Saúde’ é o canal de comunicação utilizado por 74.015 pessoas para avaliar o atendimento recebido no ano de 2019. Destas avaliações, 75% indicam o serviço como ótimo ou bom, validando a importância da comunicação direta com a gestão para a solução e identificação das necessidades.

“Quando iniciamos a gestão, em 2017, as contas estavam atrasadas e os equipamentos necessitando de investimentos para melhorar o atendimento para a população. Após três anos de muito empenho e avanços, receber a aprovação da maior parte da população nos equipamentos que já receberam intervenções mostra que estamos no caminho certo. Ainda temos muito para fazer, por isso, para o ano de 2020, os investimentos em Saúde serão de R$ 14 milhões em obras de melhorias e construção de equipamentos para proporcionar resolutividade, acolhimento e humanização”, destaca o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, os percentuais positivos refletem o trabalho desenvolvido. “A Clínica da Família que é o modelo que será ampliado para a mais regiões da cidade, exemplo de resolutividade, além de ter a aprovação por 78% da população, 96% daqueles que passaram pelo serviço indicariam o atendimento para outra pessoa. É um dado de extrema relevância para um equipamento de atendimento público em Saúde”, analisa.

Maria de Fátima Jardim, 59 anos, é moradora no Fazenda Grande, e usou a UPA/Clínica da Família para a realização de exame de raio-x

A linha crescente positiva de avaliação é observada de forma nítida na análise da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Novo Horizonte, que em fevereiro de 2019 indicava 49% de avaliações ‘ótimas’ e em dezembro registra crescimento de 9 pontos percentuais, alcançando 58%. Em contrapartida, as avaliações negativas caíram 7% no comparativo do mesmo período.

“Na soma entre as avaliações ótimas e boas, alcançar 78% em um equipamento com modelo de atendimento diferente do que a população está acostumada, sendo 9% de regular e apenas 13% negativo. A eficiência do equipamento que funciona em parceria com a Clínica da Família, premiada no Smart City Brazilian Congress e apresentada em Brasília, é comprovada pela aprovação da população”, explica a diretora de Atenção Básica, Fabiana Barrete de Alcântara.

Maria de Fátima Jardim, 59 anos, é moradora no Fazenda Grande e foi até o complexo UPA/Clínica da Família em busca do resultado e um raio-x que fez. “Fui encaminhada pela UBS do meu bairro para fazer o exame aqui. Foi muito rápido. Eu é que demorei para buscar o resultado”, conta a mulher, que aproveitou para avaliar o serviço no Guardião da Saúde. “Aqui é tudo muito rápido. Ter essa oportunidade de dar a nossa opinião é bom para ajudar a melhorar cada vez mais os serviços”, explica.

Além da Clínica da Família e da UPA Novo Horizonte, o ‘Guardião da Saúde está disponível para a avaliação nas Novas UBSs Maringá e Tulipas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/26/com-guardiao-da-saude-jundiai-registra-75-de-aprovacao-nos-atendimentos/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original