Guia de Finanças detalha o uso do dinheiro público

Publicada em 27/12/2019 às 17:54

Para onde vai o dinheiro do seu imposto? De que forma é aplicado? Para tornar mais transparente a administração pública e contribuir com a educação fiscal do cidadão, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), acaba de publicar a segunda versão do Guia de Finanças. Para ver, basta clicar aqui.

Com uma linguagem simples e acessível, o Guia tem como objetivo traduzir o orçamento municipal e demonstrar tanto a origem das receitas quanto sua destinação, de maneira didática.

Pintura de faixa em frente à EMEB: Guia de Finanças atualiza as informações sobre serviços e equipamentos públicos

Segundo a diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da UGGF, Taís Cristina de Oliveira, o foco é mostrar as principais fontes de recursos que financiam os serviços públicos no município, detalhando sua estrutura nas áreas da Saúde, Educação, Conservação Urbana, Assistência Social, Segurança, Esporte e Cultura e o quanto cada uma delas consome das receitas arrecadadas. “A primeira edição do guia, em 2018, apresentava o ciclo orçamentário e as estruturas do município; nesta segunda edição o tema escolhido foi a Lei de Responsabilidade Fiscal, marco fundamental para a gestão e o planejamento das finanças públicas do país”, explica.

O Guia de Finanças traz os valores fechados até 2018 e atualiza as informações sobre os equipamentos públicos existentes, tais como escolas, creches, postos de saúde, teatros, bibliotecas, centros esportivos e de lazer, a quantidade de servidores municipais e números relacionados ao atendimento prestado através dos diversos serviços públicos.

Além disso, o município conta com o Programa de Educação Fiscal – https://transparencia.jundiai.sp.gov.br/financeiro/guia-de-financas-do-municipio/programa-de-educacao-fiscal/,- que visa fortalecer a cidadania e a educação fiscal. Trata-se de um processo educativo com vistas à construção de consciência coletiva, voltada ao exercício da cidadania, proporcionando a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social do Estado.

De acordo com o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, depois de ajustar as finanças da cidade, em 2017, a ideia é aumentar o nível de transparência para que o cidadão tenha clareza dos valores arrecadados e de suas destinações, em cada uma das políticas públicas, para demonstrar a responsabilidade do administrador municipal no atendimento das prioridades da população. E tão importante quanto a transparência é o papel que o Guia cumpre de fortalecer as ações do programa de educação fiscal”, afirma.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/27/guia-de-financas-detalha-o-uso-do-dinheiro-publico/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original