Prefeitura inicia nesta segunda (13) a instalação de contêineres para lixo orgânico

Publicada em 09/01/2020 às 14:59

Os bairros Parque da Represa, Torres de São José e Vila Marlene serão os primeiros a receber os contêineres para lixo orgânico do novo sistema de coleta a ser implantado pela Prefeitura de Jundiaí. Um total de 187 unidades serão instaladas durante uma fase inicial, de testes, e, até o final do primeiro semestre de 2020, serão duas mil nas ruas e avenidas dos vetores Norte e Oeste da cidade.

Cada contêiner tem mil litros de capacidade. O novo sistema será realidade em vários bairros de Jundiaí, depois desta fase experimental. “Queremos melhorar o serviço que atualmente é prestado no município. A ‘conteinerização’, tendência já verificada em outras cidades brasileiras, nos Estados Unidos e países europeus, vai agilizar o trabalho dos coletores, que serão menos expostos a pequenos acidentes, por não terem mais contato direto com os sacos de lixo”, explicou Márcio Moraes, diretor de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

Contêineres que serão instalados em 3 bairros de Jundiaí são para armazenar apenas lixo orgânico

Contêineres que serão instalados inicialmente em 3 bairros de Jundiaí são para armazenar apenas o lixo orgânico

O diretor destacou outra vantagem do novo sistema. “Ele evita que o material depositado nos contêineres caia acidentalmente nas vias. Se isso ocorrer, pode haver entupimento das bocas de lobo, por onde escoa a água da chuva, causando alagamentos”, emendou Márcio.

“Os contêineres são apenas para lixo orgânico, aquele com restos de alimentos, que devem ser descartados em sacos plásticos. A população não deve colocar materiais reciclados nestes contêineres, pois plásticos, metais e papelão têm uma programação de coleta específica. A prefeitura está investindo num patrimônio que é de todos e que deve ser conservado”, finalizou Adilson Rosa, gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Lavagem ecológica
Os contêineres têm rodas que estarão travadas no local em que forem instalados. A coleta acontecerá três vezes por semana em dias alternados. Cada unidade ficará a cerca de 50 metros uma da outra, o que propiciará comodidade para os munícipes na hora do depósito do lixo. Confira os dias de coleta do lixo orgânico em Jundiaí (basta digitar o CEP da rua ou avenida).

A retirada do material será feita com caminhões nos quais os coletores se aproximarão para engatar os contêineres no veículo, despejando o lixo em seguida. Aí será a vez da “lavagem ecológica” dos recipientes, a ser realizada uma vez por mês. A água utilizada na limpeza será retida no veículo para posterior tratamento e reutilização.

Outras informações sobre os contêineres para lixo orgânico podem ser obtidas pelos telefones 156 e (11) 4581-6707.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/01/09/prefeitura-inicia-nesta-segunda-13-a-instalacao-de-conteineres-para-lixo-organico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original