Obras da Saúde em ritmo acelerado

Publicada em 15/01/2020 às 19:51

Vários bairros de Jundiaí estão com obras da Prefeitura de Jundiaí em equipamentos de Saúde, que resultarão em espaços amplos, acolhedores, humanizados e resolutivos para o atendimento em Saúde. As intervenções atenderão a uma população de 35 mil usuários e são previstas para ser entrega no primeiro quadrimestre de 2020.

Com mais de 90% já realizada, a construção da Nova UBS Jardim do Lago está em fase final. O local contará com espaço para entrada de ambulância, sala de atendimento de urgência, completo serviço odontológico universal e atendimento em horário ampliado. A construção foi iniciada em janeiro de 2019.

Nova UBS Jardim do Lago teve o início da obra em janeiro de 2019

Já a Nova UBS Jundiaí Mirim, tem o complexo em fase final, – com mais de 90% concluído -, e andamento da construção das intervenções viárias que facilitarão a entrada e saída dos veículos em andamento. No local, serão prestados todos os serviços da Atenção Básica em espaço totalmente acessível. A construção foi iniciada em maio de 2019.

Nova UBS Jundiaí Mirim terá acessos viários para facilitar a entrada e a saída dos usuários

“No Jundiaí Mirim e no Jardim do Lago são duas obras de grande porte, construídas a partir de contrapartidas de empreendimentos imobiliários e equipadas com recursos próprios da Prefeitura. São ações que proporcionarão mais que conforto, acessibilidade e ambiência para os usuários, mas também resolutividade no atendimento. Saúde é prioridade da nossa gestão. Estamos investindo no setor desde 2017, com ações direcionadas para o melhor atendimento, melhorando e colocando para funcionar o que já existia e, agora, ampliando e qualificando a rede”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. Ambas receberão os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’, que possibilitam a qualificação, acolhimento e humanização do atendimento.

A reforma na UBS Rio Acima – iniciada em dezembro/2019 – está sendo feita para melhorar a ambiência do espaço, que sofria com o desgaste dos pisos, além da necessidade de adequação à acessibilidade e de impermeabilização. “Todas as ações que estão sendo feitas desde o início do governo são direcionadas para oferecer o melhor atendimento para a população. A parte estrutural dos espaços vem sendo realizada ao longo dos meses e já foram entregues, como as Novas UBSs Tulipas, Maringá, Traviú, além da Clínica da Família, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e outros espaços que serão iniciados”, argumenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

UBS Rio Acima passa por reforma para a troca de pisos, impermeabilização e pintura em geral

Obras 2020
Os investimentos de 2020 somam R$ 14 milhões entre as obras já iniciadas e as que serão entregues ao longo dos próximos meses. Na Vila Comercial, as obras para a transformação do prédio para o modelo de atendimento Nova UBS foram iniciadas. O investimento contempla adequações na infraestrutura, construção de um quiosque e de sala para atendimento odontológico universal – serviço que não era oferecido anteriormente – , bem como ampliação de horário de atendimento. O espaço conta com 13 mil cadastros de usuários.

Também já iniciadas, as obras do Pronto Atendimento (PA) Retiro e da Nova UBS Retiro ampliarão o prédio em 15%, separando as entradas dos serviços e oferecendo maior conforto, acessibilidade e resolutividade nos equipamentos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/01/15/obras-da-saude-em-ritmo-acelerado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original