Febre amarela: Crianças menores de 5 anos devem tomar vacina de reforço

Publicada em 16/01/2020 às 18:40

Nos anos de 2017 e 2018, Jundiaí enfrentou a circulação intensa do vírus de febre amarela silvestre, com a ocorrência de intensa epizootia (morte de macacos) e registros de apenas dois casos positivos da doença em humanos. A contenção da doença foi possível a partir da vacinação massiva realizada na cidade, com os bloqueios nas áreas verdes e ampla oferta da dose à população.

Com o alerta emitido pelo Ministério da Saúde para as regiões Sul e Sudeste, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), reforça para pessoas que, por ventura, ainda não tenham se imunizado, para buscar pela vacina, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família.

Vacina foi disponibilizada para toda a população, com ações de bloqueio preventivas e ampla imunização com Posto Avançado no Parque da Uva

“A imunização foi grande e alcançamos marca superior a 100% da população, estimada em 414 mil habitantes. No entanto, com a mobilidade e o crescimento populacional, aqueles que não receberam nenhuma dose da vacina estão vulneráveis. Basta procurar a sua unidade de saúde e referência para se imunizar”, comenta a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

A partir de 2019, o Ministério da Saúde indica uma dose de reforço para as crianças que foram vacinadas antes dos 5 anos. O mesmo vale para quem tem mais que 5 anos e tenha sido vacinado antes desta idade.

As doses estão disponíveis em toda a rede de Atenção Básica, composta por 35 unidades, de acordo com calendário de cada serviço. Para saber qual o dia que a dose estará disponível, basta consultar o site da Prefeitura, ou ligar para a sua unidade de referência.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/01/16/febre-amarela-criancas-menores-de-5-anos-devem-tomar-vacina-de-reforco/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original