Começam a pavimentação e a drenagem da Rua 8, no Novo Horizonte
Publicada em 27/01/2020 às 15:30Acabou a espera por melhorias na infraestrutura viária da Rua Dario Bocchino (antiga Rua 8), no Jardim Novo Horizonte. O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, assinou na manhã desta segunda-feira (27) a ordem de serviço autorizando o início das obras de drenagem e pavimentação da via, a serem executadas pela Jofege Pavimentação e Construção Ltda.
A rua ainda terá sua largura aumentada dos atuais sete metros para 16 metros (10 de leito carroçável) e seis de calçadas (três em cada lado). O prazo para o fim dos trabalhos é o segundo semestre deste ano e o investimento na pavimentação e na drenagem é de pouco mais de R$ 13,4 milhões, como resultado do programa “Avança Jundiaí”.
O chefe do Executivo foi recebido no canteiro de obras pelos trabalhadores que farão as melhorias, além de moradores e comerciantes, que há anos reclamam das condições ruins da Rua 8. Ao lado de Luiz Fernando, estavam os vereadores Edicarlos Vieira e Romildo Antonio da Silva e os gestores Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão).
“Este é um sonho realizado, não só para vocês que vivem aqui como para mim também. Estamos começando a obra sem ‘maquiagem’. Isso não seria justo para a população do Novo Horizonte”, disse o prefeito. “A Rua 8 terá asfalto e drenagem bem feitos, pois a água, sem um destino certo, encontra a casa das pessoas em dias de chuvas fortes, causando transtornos”, emendou Luiz Fernando.
Moradora no bairro há mais de 20 anos, Vanilsa Antonio dos Santos comemorou a melhoria da via, que tem terra em sua maior parte e pedaços isolados de asfalto. “Os carros quase não andam na via, por conta dos buracos. Além disso, quando faz sol é só pó e quando chove é só lama. Nos moradores merecemos este asfaltamento”, contou Vanilsa.
O comerciante Joaquim Soares da Costa disse que a rua só tem uma boca de lobo, por isso alaga quando a água cai do céu. “Nosso bairro vai melhorar 100% com o asfalto e ficará muito valorizado. Moro aqui há 16 anos e a Rua 8 só piora com o passar do tempo. Já perdi clientes em dias de chuvas porque eles não conseguiram estacionar na Rua 8. Ela estava alagada”, admitiu Joaquim.
Obras já começaram
As obras da Rua 8 já começaram, com os primeiros levantamentos topográficos sendo feitos. Em seguida virão a retirada das árvores (que serão replantadas), a drenagem, a retirada dos 56 postes (a ser executada pela CPFL), a fresagem (raspagem do piso atual) e o asfaltamento propriamente dito.
A drenagem terá tubulação subterrânea e a pavimentação vai da Alameda Cesp até a Av. Henrique Brunini, de acordo com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). A obra ainda terá 180 bocas de lobo e iluminação.
A Rua 8 tem 3,5km de extensão. Serão usados na obra de drenagem 3.900 metros de tubos de concreto e a área total da pavimentação é de 37 mil metros quadrados.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
31/10/2024
Complexo viário do Corrupira avança com execução de rotatória
-
18/06/2024
Trecho da Ozanan será interditado para obras de remanejamento de emissário da DAE
-
14/06/2024
Transporte Público: Região do Rio Acima ganha novo trajeto e reformulação da linha 703
-
07/06/2024
Unidade de Mobilidade e Transporte promove cerimônia de encerramento do Maio Amarelo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original