Números da Festa da Uva são um motivo a mais para comemorar

Publicada em 27/01/2020 às 19:08

A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos chegou ao seu segundo final de semana, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, com números positivo e recordes, como a quantidade de frutas vendidas. Só nesses três dias, segundo contagem oferecida nesta segunda-feira (27) por nove dos dez bairros rurais que participam da Festa, foram vendidas 39,7 toneladas de frutas, ante às 32,5 toneladas da semana passada.

CONFIRA AS FOTOS DO 2º FIM DE SEMANA DA FESTA

Ainda nesse fim de semana, 64 mil pessoas passaram pelo Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, para prestigiar a Festa. Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, “os números são positivos, já que no primeiro fim de semana houve 65 mil visitantes, mas foram quatro os dias de festa. Chegamos então à marca dos cerca de 130 mil visitantes nesta edição da Festa até o momento”.

Barraca de venda de frutas, com pitayas. pêssegos, uvas e goiabas expostas

Cerca de 40 toneladas de frutas foram vendidas em apenas três dias de festa

Peroni ressalta ainda o número de artistas envolvidos na Festa. “Só nesse último fim de semana, quem foi ao parque pôde prestigiar 36 atrações e o trabalho de 300 artistas, contratados a partir do Cadastro de Artistas da UGC. Isso tem um impacto bastante positivo na Economia Criativa do Município, pois fomenta a atividade produtiva a partir da produção cultural e criativa”.

Também o leilão das frutas premiadas, realizado sempre aos domingos à tarde no Palco Uva Niagara, com destinação ao Fundo Social de Solidariedade (Funss), teve crescimento neste fim de semana. Foram arrecadados R$ 5.180,00, mais de dois mil reais a mais que na semana passada, quando a arrecadação chegou aos pouco mais de R$ 3 mil.

Os produtores de vinho e os agricultores que estão comercializando as produções durante a Festa estão comemorando os bons números. No estande do bairro Caxambu, João Bardi teve de fazer mais de uma viagem para garantir o abastecimento das uvas Niagaras. “É a fruta líder em vendas entre todas as que estão expostas. A produção de Jundiaí é destaque pela qualidade e sabor”, comemora.

No estande da Adega Maziero, os vinhos que foram consumidos pelo Papa Francisco, em 2013, durante sua visita ao Brasil, são os mais vendidos e procurados. “O segundo final de semana foi ainda melhor que a abertura do evento. As pessoas experimentam e depois voltam para levar para casa. O que mais sai é o vinho doce, abençoado pelo Papa”, comemora o vendedor Ronaldo Diaz.

Estandes com degustação de vinhos, com pessoas transitando por pavilhão

A procura por vinhos e outras bebidas derivadas de uva também tem sido um sucesso

Mais Festa
A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos chega ao seu último fim de semana, nos dias 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro, com entrada gratuita e ação social de doação de um quilo de alimento não perecível, também destinado aos Funss.

Quem for à Festa poderá conferir as atrações no Pavilhão de Exposições, de Vendas de Frutas, Artesanato e Alimentação, além de Aulas Show Enogastronômicas, o receptivo da Casa do Colono e de cinco palcos de apresentações musicais e no Espaço Bambino e do Coreto Cidade das Crianças, espaços com atrações para o público infantil pelo programa municipal “Cidade das Crianças”.

O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n, Anhangabaú. A programação completa pode ser conferida no site da Festa.

Pessoas com rioupas de imigrantes italianos, dançando em pavilhão

Na Casa do Colono, receptivo da Festa, estão parte dos 300 artistas contratados a partir do Cadastro da Cultura

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/01/27/numeros-da-festa-da-uva-sao-um-motivo-a-mais-para-comemorar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original