Nova UBS Retiro está em fase de fundação

Publicada em 28/01/2020 às 14:47

O Prefeito Luiz Fernando Machado vistoriou, na manhã de terça-feira (28), o canteiro de obras para a reforma do prédio que compreende o Pronto Atendimento (PA) Retiro e a atual Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A obra  está em fase de fundação.

Acompanhado do gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, o prefeito conversou com a população e explicou sobre as melhorias que serão implantadas a partir da ampliação do prédio em 15% e alteração no fluxo de entrada dos pacientes nos serviços. Com o conceito Nova UBS, o serviço da Atenção Básica ganhará os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’ para a humanização e qualificação dos atendimento prestado.

“Saúde é prioridade na nossa gestão. Em 2020 serão investidos R$ 14 milhões em infraestrutura dos equipamentos de Saúde e a Atenção Básica tem cuidado especial. Com as reformas e ampliações que serão promovidas neste ano, somadas às que já foram realizadas nos três anos anteriores, teremos quase 50% da rede renovada e com o conceito Nova UBS, primando pela humanização e acolhimento. Aqui no Retiro, a necessidade trazida pela população era para a separação dos fluxos de entrada dos pacientes e isso está sendo atendido com a ampliação do espaço em 15%, para maior conforto dos usuários”, explicou o prefeito, que também detalhou o novo convênio com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a oferta de 30 mil consultas com especialistas e mais 15 mil exames de imagens para eliminar a fila de espera existente na cidade.

Prefeito vistoria UBS Retiro que está em obras para ampliação e alteração no fluxo de atendimento do espaço, que também abriga o PA Retiro

Moradora no bairro há mais de 20 anos, Sônia Borges Fonseca não sabia da reforma que está sendo realizada. “O serviço da equipe desta unidade é uma beleza. Me atendem com muito carinho e atenção. Estou muito feliz em saber do próprio prefeito que aqui teremos novo espaço”, conta a mulher, que aproveitou para fazer uma foto com o gestor municipal.

O presidente da Associação de Moradores da Região do Retiro, Daniel Lemos acompanhou a vistoria. “Essa alteração foi uma demanda observada pelos moradores e levada à gestão, que prontamente nos atendeu. Os bairros que fazem parte do grande Retiro contam com três serviços de Saúde: UBS Guanabara, UBS Retiro e PA Retiro. Todos desempenhando serviços de qualidade para os moradores”, argumentou, lembrando que os moradores e comerciantes são atuantes e colaboram com as ações em prol da coletividade.

De acordo com o gestor da UGPS, o investimento no espaço é de R$ 731,5 mil (entre infraestrutura e equipamentos) ampliando a área construída dos atuais 657 metros² para 760 metros². “O ganho será em ambiência, já que melhorará o fluxo de atendimento e ampliará o conforto, separando os usuários do serviço de Atenção Básica de Urgência e Emergência. Ainda será construído um quiosque para a promoção das atividades integrativas”, detalhou.

A visita contou com a presença do vereador Antonio Carlos Albino.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/01/28/nova-ubs-retiro-esta-em-fase-de-fundacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original