Serra do Japi: Visitantes devem cumprir a lei e evitar abusos

Publicada em 28/01/2020 às 16:03

Nesta época de verão, é comum alguns grupos de pessoas (sejam de Jundiaí ou de outras cidades) visitarem a Serra do Japi, principalmente nos finais de semana, para se reunir com amigos, fazer churrasco ou promover passeios de bicicleta, jipe ou de moto. Em diversos momentos, este acúmulo de pessoas gera sujeira excessiva na serra, danos às árvores, fogueiras que podem se tornar queimadas, barulho, poluição e incômodo à fauna e a quem vive no local, além de riscos de acidentes gerados pelo excesso de velocidade dos veículos circulando nas estradas de terra da Serra do Japi.

Sempre é bom lembrar que o maior patrimônio ambiental da Região tem regras, que devem ser cumpridas, e que a grande maioria das propriedades da região é particular, com casas construídas nos bairros Santa Clara, Paiol Velho e Eloy Chaves. A superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes, disse que visitantes e moradores interessados em reunir parentes e amigos no local devem entrar em contato com a prefeitura ou a Fundação Serra do Japi pelos telefones (11) 4817-8273 e 4589-8984, para saber como devem proceder quando estiverem no lugar.

Pessoas não podem ocupar a Serra do Japi com excesso de carros e descumprir a lei

Pessoas não podem ocupar a Serra do Japi com excesso de carros e descumprir a lei

“A Serra possui uma legislação própria de gestão de território, por isso, antes de fazer eventos, adquirir áreas ou construir casas é necessária uma consulta ao Poder Público”, alertou Vania. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser feita ao telefone 156 ou à Guarda Municipal de Jundiaí, pelo número 153.

“Continuamos recebendo reclamações de veículos transitando em alta velocidade pelas estradas rurais da serra, o que coloca em risco os moradores, turistas e os animais que circulam pela região. Em alguns casos, casas alugadas nos finais de semana, com capacidade de abrigar 10 pessoas, acabam reunindo 50 indivíduos. São vários carros que passam a trafegar pela serra, o que impacta diretamente no ecossistema local”, observou a superintendente da Fundação Serra do Japi.

As leis que dão o regramento à permanência de pessoas na Serra do Japi são o decreto 20.876, de 2007, e a lei municipal complementar 417, de 2004, que rege a proteção do território.

Fundação Serra do Japi vai colocar mais placas de orientação nos próximos dias

Fundação Serra do Japi vai colocar mais placas de orientação nos próximos dias

Novas placas
No início de 2020, a Fundação Serra do Japi instalou 10 novas placas na Serra do Japi, visando orientar visitantes e moradores do entorno sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Cinco delas foram fixadas nas estradas de acesso à serra e as outras cinco em locais de grande fluxo de pessoas. Nos próximos dias, outras placas serão colocadas na serra.

Cada uma traz a mensagem “Você está entrando em uma área de proteção ambiental. Respeite o Meio Ambiente e evite multas!”. Abaixo da frase estão pequenos desenhos (pictogramas) que indicam que, naquele trecho, é proibido promover encontros de veículos motorizados como jipes e motos de trilhas, nadar, caçar e fazer queimadas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/01/28/serra-do-japi-visitantes-devem-cumprir-a-lei-e-evitar-abusos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original