Circuito das Frutas agora tem Plano Regional de Turismo

Publicada em 01/02/2020 às 16:05

Uma região com cerca de 1500 opções em bares e restaurantes, mais de cem opções gastronômicas e curiosidades como cervejas artesanais de figo e morango e torresmo de rolo: assim é o Circuito das Frutas, que reúne 11 cidades, incluindo Jundiaí, e que acaba de consolidar seu Plano Regional de Turismo. Construído em 15 meses de trabalho, o plano foi entregue pelo Sesc Jundiaí em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (31), durante a Festa da Uva, com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado e representantes das demais cidades do circuito.

O Plano Regional de Turismo do Circuito das Frutas é resultado do termo de cooperação entre o Senac Jundiaí e o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas. Valéria Andrade, docente do Senac que fez a apresentação do plano, ressaltou a importância da ação. “O objetivo é incentivar o turismo, gerar empregos e alavancar o desenvolvimento econômico “, disse.

Prefeito recebeu o Plano de Turismo ao lado das equipes do Senac e da administração municipal: potencial para alavancar desenvolvimento econômico regional

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do setor. “Estamos em uma das regiões mais importantes da América Latina. Com o dólar no valor em que está, imaginem o potencial do turismo dentro do País”, afirmou. “Agradeço as equipes do Senac e da administração municipal, que se empenharam na execução desse trabalho. Quando potencializamos o turismo em uma cidade como Jundiaí, impulsionamos o turismo regional também”.

Segundo a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, Jundiaí e uma referência em turismo rural, e o plano é um marco importante para o município e região. “A cidade, inclusive, foi escolhida no final de 2019 como o melhor destino turístico rural do Estado de São Paulo no prêmio Top Destinos Turísticos”, lembrou. “Esta é uma das prioridades da administração Luiz Fernando Machado, por ser o turismo capaz de propiciar o desenvolvimento econômico das regiões de forma sustentável”.

O Programa Regionalização e Desenvolvimento do Turismo – Senac SP – foi criado em 2015 e surge da experiência do Senac na elaboração da Região Turística Serra do Itaqueri, onde atua desde 2010. A primeira etapa do programa é a realização do Plano Regional de Turismo e a segunda é a mobilização de recursos para que as regiões possam implementar os seus projetos.

Antes da entrega do Plano de Turismo, prefeitos e representantes das cidades do Circuito das Frutas se reuniram para discutir as metas 2020

No novo cadastramento que consolidou o mapa turístico brasileiro existem 432 municípios cadastrados em 51 Regiões Turísticas, e o Senac atua em 15 delas. Em Jundiaí, a ação teve início em agosto de 2018, quando foi assinado o termo de cooperação entre Senac Jundiaí e o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas.

Reunião de prefeitos

Pouco antes da entrega do Plano Regional, prefeitos e representantes de cidades do Circuito das Frutas estiveram reunidos no Fundo Social de Solidariedade, tendo na pauta a apresentação das contas 2019 e apresentação do planejamento 2020. Os dados financeiros foram demonstrados por Jailson Marinho, secretário de Desenvolvimento Econômico de Louveira, cidade que faz a secretaria financeira do Circuito das Frutas.

Luiz Fernando Machado, presidente do Circuito das Frutas, esteve presente e destacou o legado que o circuito irá deixar para suas respectivas cidades. “Trata-se de um trabalho que impulsiona o desenvolvimento econômico”, ressaltou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/01/circuito-das-frutas-agora-tem-plano-regional-de-turismo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original