Com apoio da Prefeitura, Taça das Favelas estreia em Jundiaí

Publicada em 03/02/2020 às 17:22

A Prefeitura de Jundiaí é uma das instituições apoiadoras da realização da Taça das Favelas na cidade, que pela primeira vez receberá a edição regional do maior torneio de futebol de campo com a participação de times formados em bairros vulneráveis. Ao todo, mais de 100 mil jovens, entre homens e mulheres, participam da competição anualmente e as disputas começam nas peneiras internas nas comunidades até a grande final.

A Taça das Favelas, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), visa contribuir para a promoção da inclusão social através do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens brasileiros. Trata-se também de uma oportunidade de promover a integração das comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas.

A apresentação oficial do campeonato aconteceu nesta segunda-feira (3) no Paço Municipal. O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu o coordenador da seção Jundiaí da CUFA, Eduardo Ramalho (Festa), o gerente de programação da TV TEM (outra apoiadora do evento), Augusto Cruz Silva, e o diretor de planejamento do Metropolitano Jundiaí F.C., Vinícius Pontes. Também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Faouaz Taha, e o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini.

Luiz Fernando Machado fala aos demais presentes ao evento: "Acredito no potencial do esporte para transformar vidas"

Luiz Fernando Machado fala aos demais presentes ao evento: “Acredito no potencial do esporte para transformar vidas”

“Acredito no potencial do esporte para transformar vidas. Já temos parcerias firmadas em algumas modalidades esportivas com o propósito de dar visibilidade para talentos de Jundiaí. Muitas crianças e jovens apenas aguardam uma oportunidade como essa e, a partir disso, se tornam exemplos para tantos outros”, destacou o prefeito Luiz Fernando. Além da Prefeitura de Jundiaí, da TV TEM e do Metropolitano, apoia o campeonato a Rádio 105 FM.

“Quando o Poder Público abraça a Taça das Favelas, mostra que tem um olhar diferenciado para as comunidades envolvidas”, emendou Festa. “É uma grande alegria para Jundiaí sediar o torneio, que na verdade é um presente para nossa cidade”, completou o gestor Luiz Trientini.

Versão regional
A versão regional da Taça das Favelas terá cobertura da TV TEM e do site Globoesporte.com. Todos os confrontos em Jundiaí serão disputados no gramado do CECE Romão de Souza, na Colônia. A Super Final, que reunirá o melhor time de Jundiaí e o vencedor de Sorocaba, está prevista para o dia 30 de maio em Sorocaba, no estádio Walter Ribeiro (CIC) ou no Clube Estrada, em Sorocaba, com transmissão da afiliada da Rede Globo.

Em 2019, Campinas sediou a primeira versão regional do campeonato no estado de São Paulo. A Taça das Favelas começou no Rio de Janeiro, em 2012, e não demorou muito para chegar a São Paulo. A grande final da disputa paulistana do ano passado foi um grande sucesso de público, com mais de 30 mil pessoas assistindo à decisão no estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu).

Prefeito Luiz Fernando e o coordenador da seção Jundiaí da CUFA, Eduardo Ramalho (Festa)

Prefeito Luiz Fernando e o coordenador da seção Jundiaí da CUFA, Eduardo Ramalho (Festa)

O torneio deste ano em Jundiaí terá 24 equipes (16 masculinas e oito femininas), mesma fórmula de disputa do campeonato de Sorocaba. Se uma favela quiser envolver mais de uma equipe, a CUFA buscará entendimento com os líderes da comunidade para que os atletas dos times participem de uma “peneira” (processo seletivo) visando a definição dos melhores jogadores daquela localidade. Confira o cronograma completo da Taça das Favelas:

– 10 a 15/2 – Inscrições das comunidades
– 17 a 29/2 – Conversas da CUFA com os líderes comunitários para a definição das comissões técnicas
– 1º a 8/3 – Inscrições dos atletas
– 11/3 – Sorteio dos grupos (quatro no torneio masculino, cada um com quatro times, e dois no feminino) e divulgação da tabela de jogos
– 14 e 15/3 – Peneiras
– 28/3 a 19/4 – Início dos jogos da fase de grupos
– 25/4 – Duelos das quartas de final
– 9/5 – Duelos das semifinais
– 16/5 – Final do torneio de Jundiaí (CECE Romão de Souza)
– 23/5 – Final do torneio de Sorocaba
– 30/5 – Super Final (campeão de Jundiaí x campeão de Sorocaba) – em Sorocaba

Mais informações: www.tacadasfavelas.com.br e www.tvtem.com/tacadasfavelas .

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/02/03/com-apoio-da-prefeitura-taca-das-favelas-estreia-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original