Boletim Informativo Meteorológico Defesa Civil Jundiaí – Fevereiro será chuvoso
Publicada em 04/02/2020 às 12:20O mês de fevereiro começou chuvoso em Jundiaí. Nos primeiros três dias de fevereiro, segundo dados da Defesa Civil de Jundiaí, já choveu o volume de 106 mm, equivalente ao esperado para 11 dias, considerando a média dos últimos oito anos para o mês de fevereiro que é de 270 mm. O montante coloca a cidade em estado de ‘Atenção’, já que nas últimas 72h choveu um acumulado superior a 80 mm.
Segundo a previsão climática informada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em parceria com a SOMAR Meteorologia, as chuvas devem ficar acima da média no mês de fevereiro no território paulista. Os atuais modelos meteorológicos indicam condições para chuva persistente com momentos de intensidade forte em praticamente todo o Estado de São Paulo no período de terça-feira (4) e sábado (8).
Essa precipitação virá acompanhada por descargas elétricas, rajadas de vento, pontos de granizo e acumulados significativos. Este cenário meteorológico está sendo influenciado pela lenta passagem de um sistema na costa do Sudeste.
Atendimento
Em caso de necessidade, a Defesa Civil orienta para que o cidadão faça contato pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão ainda orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.
Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Chuvas serão persistentes nesta semana, de acordo com dados da Defesa Civil de Jundiaí
É importante que todo cidadão fique atento neste período chuvoso para eliminar os criadouros de mosquitos transmissores da dengue, chikungunya, vírus zika e febre amarela. Deve-se sempre observar se há água parada nos vasos e pratos de plantas, água parada em calhas, manter o lixo bem fechado e no interior das lixeiras, e verificar a presença de possíveis depósitos de água no interior do imóvel (caixa d’água, pneus, garrafas e outros).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
03/02/2025
Defesa Civil de Jundiaí interdita três casas no bairro Bela Vista após fortes chuvas
-
29/01/2025
Defesa Civil de Jundiaí participa de alinhamento para definir ações de prevenção às chuvas
-
23/01/2025
FUMAS e Defesas Civis de Jundiaí e Várzea Paulista realizam visita técnica no Jardim Balsam
-
15/01/2025
Reunião no Palácio dos Bandeirantes discute investimentos e melhorias para a Defesa Civil de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original